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Aula sobre as funções químicas inorgânicas

 


Funções inorgânicas

QUÍMICA

Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, foram criadas as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes.

Imagine-se chegando a um supermercado em que todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene, carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa situação ajuda-nos a entender como a organização em grupos com características semelhantes é importante e facilita a vida das pessoas.

Na Química, ocorre o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos poderiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes: as funções inorgânicas.

Mapa Mental: Funções inorgânicas

*Para baixar o mapa em PDF, clique aqui!

Na Química Inorgânica, as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. As primeiras três funções são definidas segundo o conceito de Arrhenius. Vejamos quais são os compostos que constituem cada grupo:

→ Ácidos:

    São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização) e formam soluções que apresentam como único cátion o hidrônio (H3O1+) ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+.

    a) Equações de ionização de ácidos

    H2SO4 → H3O1+ + HSO41- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-

    HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1-

    b) Ácidos principais:

    • Ácido Sulfúrico (H2SO4)

    • Ácido Fluorídrico (HF)

    • Ácido Clorídrico (HCl)

    • Ácido Cianídrico (HCN)

    • Ácido Carbônico (H2CO3)

    • Ácido fosfórico (H3PO4)

    • Ácido Acético (H3CCOOH)

    • Ácido Nítrico (HNO3)

    → Bases

    São compostos capazes de dissociar-se na água, liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, e o único ânion liberado é o hidróxido (OH1-).

    a) Equações de dissociação de bases

    NaOH(s) → Na1+ + OH1-

    Ca(OH)2 → Ca2+ + 2 OH1-

    b) Exemplos de bases

    • Hidróxido de sódio (NaOH)

    • Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2)

    • Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2)

    • Hidróxido de amônio (NH4OH)

    → Sais

    São compostos capazes de se dissociar na água, liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H3O1+ e pelo menos um ânion é diferente de OH1-.

    a) Equações de dissociação de sais

    Veja alguns exemplos de equações de dissociação de sais após serem adicionados à água.

    NaCl → Na1+ + Cl1-
    Ca(NO3)2 → Ca2+ + 2 NO31-
    (NH4)3PO4 → 3 NH4+1 + PO43-

    b) Exemplos de sais

    Alguns exemplos de sais importantes para o ser humano de forma direta ou indireta:

    → Óxidos

    São compostos binários (formados por apenas dois elementos químicos), e o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.

    a) Fórmulas de óxidos

    Exemplos: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O etc.

    b) Principais óxidos:

     

    * Mapa mental por Victor Ricardo Ferreira
    Professor de Química

    Por Jennifer Fogaça
    Graduada em Química

    Principais funções que fazem parte da Química Inorgânica
    Principais funções que fazem parte da Química Inorgânica

    Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

    FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Funções inorgânicas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcoes-inorganicas.htm. Acesso em 26 de agosto de 2020.    











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    ESTUDO DIRIGIDO VIRTUAL DO 2º BIM CED 06 3º ANOS TRILHA VCQ.

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    ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

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     ATIVIDADE Escolha entre um entre os temas a seguir e faça de próprio punho uma dissertação argumentativa serão usados os padrões do ENEM para correção. Detalhes da avaliação: Competência 1:   Domínio da norma culta da língua portuguesa (ortografia, gramática, pontuação, etc.).   Competência 2:   Compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural.   Competência 3:   Seleção, interpretação e relação de informações para sustentar um ponto de vista.   Competência 4:   Coesão e coerência do texto.   Competência 5:   Proposta de intervenção para o problema abordado.   Outros pontos importantes:A redação deve ser escrita em português, com estrutura dissertativo-argumentativa.   O texto deve ter entre 7 e 30 linhas.   Fuga do tema, textos com menos de 7 linhas, desenhos ou impropérios, e desrespeito à seriedade do exame resultam em nota zero.   O texto será digitalizado e analisado contra plágio ou c...