Pular para o conteúdo principal

AULA 10 - A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA






Evolução humana
Você concorda com esta imagem?
Ao contrário do que muitos dizem por aí, o homem não descendeu do macaco. Assim como todas as espécies se relacionam, em maior ou menor grau, homens e macacos possuem um ancestral mais recente em relação a um ancestral entre macaco e serpente, por exemplo.
Atualmente sabe-se que a espécie humana descende de uma família de primatas chamada Hominidae. Fósseis muito contribuem para documentar a história de um grupo e, com o auxílio destes, podemos confirmar que espécies deste grupo taxonômico habitaram várias regiões e épocas diferentes e que algumas espécies distintas da família coexistiram na mesma época.

Assim, fica clara uma diferença básica entre o pensamento de Lamarck e Darwin: Lamarck acreditava que a complexidade dos seres seguia uma lógica linear e progressiva: do ser menos ao mais evoluído - este, no caso, o ser humano. Para Darwin, todas as espécies atuais seriam as mais evoluídas de suas linhagens e, nesta linha, nenhuma espécie vivente no momento seria mais ou menos evoluída que outra.
Vale ressaltar que o emprego do “evoluir” nestes dois casos muda um pouco quanto à interpretação. “Evolução”, em uma visão Lamarckista, nos dá idéia de melhoramento, progresso, em um sentido linear, de espécies existentes na atualidade: do ser menos evoluído ao ser humano - o mais complexo, mais evoluído, o topo da evolução – pensamento que persiste até hoje, para algumas pessoas. Para Darwin, o termo consistia na variação de espécies ao longo do tempo, por meio da seleção natural. Vale ressaltar, ainda, que Darwin utilizou a palavra “transmutação” para se referir ao que consideramos hoje a evolução biológica.
Lamarck nos presenteou com uma grande contribuição ao postar que havia uma relação de surgimento de novas espécies a partir de espécies já existentes e influência do ambiente como responsável pelas variações. Além disso, existem casos registrados na ciência de evolução por meio de transmissão de caracteres adquiridos, mecanismo este bastante criticado – injustamente – por alguns que se consideram darwinistas. Foi ele, também, quem designou o termo “Biologia” para designar a ciência que estuda a vida e quem fundou os estudos de paleontologia dos invertebrados.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
O macaco é ancestral do homem?
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima




Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

ESTUDO DIRIGIDO VIRTUAL DO 2º BIM CED 06 3º ANOS TRILHA VCQ.

      ACESSE O LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES OBJETIVAS REFERENTES AOS TEMAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SUA SALA.       PARA AS QUESTÕES SUBJETIVAS DEVE RESPONDER SOMENTE AQUELA APRESENTADA POR VOCÊ OU SEU GRUPO.       NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ESTUDO DIRIGIDO VCQ 2ºBIM

ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

     ACESSE AO LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES AO TEMA QUE FOI TRABALHADO PELO SEU GRUPO.        NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ED VIRTUAL 02 NBF

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ESTUDANTES DO 3ºano CED 06 1º BIM DE 2025.

 ATIVIDADE Escolha entre um entre os temas a seguir e faça de próprio punho uma dissertação argumentativa serão usados os padrões do ENEM para correção. Detalhes da avaliação: Competência 1:   Domínio da norma culta da língua portuguesa (ortografia, gramática, pontuação, etc.).   Competência 2:   Compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural.   Competência 3:   Seleção, interpretação e relação de informações para sustentar um ponto de vista.   Competência 4:   Coesão e coerência do texto.   Competência 5:   Proposta de intervenção para o problema abordado.   Outros pontos importantes:A redação deve ser escrita em português, com estrutura dissertativo-argumentativa.   O texto deve ter entre 7 e 30 linhas.   Fuga do tema, textos com menos de 7 linhas, desenhos ou impropérios, e desrespeito à seriedade do exame resultam em nota zero.   O texto será digitalizado e analisado contra plágio ou c...