Pular para o conteúdo principal

MICROBIOMA HUMANA


Análise das questões.
1)      O que é microbioma?
2)      Por que é importante conhecermos o microbioma humano?
Texto base :
Amon P, Sanderson I. Arch Dis Child Educ Pract Ed20 17;102:258–261
Pensando em números. Quantas células temos em um ser humano? Em qualquer pesquisa rápida na internet você encontraria um número que pode chegar a 10 trilhões, porém, esse número pode ser 10 vezes maior se contarmos com os microrganismos que nos habitam, nossa pele, intestinos, boca e aparelhos genitais são tomados por uma infinidade de populações de seres que na sua grande maioria contribuem para o funcionamento do nosso organismo.
Há essas bactérias, vírus e fungos que nos habitam e suas inter e intra relações  chamamos  de microbioma, essas associações lembram as relações que podemos observar nos Biomas clássicos ecológicos, temos mutualismos, comensalismos, parasitismos, competição intra e interespecíficas, presumo que na próxima vez que ser olhar num espelho terá uma imagem mais ampla de você mesmo.
Como em qualquer Bioma ações que venham a alterar as relações entre as populações vão gerar um novo equilíbrio que pode ser desfavorável. Imaginemos a situação onde fazemos uso de um antibiótico para tratar uma infecção na garganta, esses medicamentos diminuem as populações de quase todas as bactérias que nos povoam e num microbioma competitivo favorecemos o aumento das populações de fungos, assim, pode ser que você se cure da dor de garganta e ganha uma boca cheia de aftas por conta da candidíase.
Recentemente pesquisas ampliaram a importância do microbioma  para o indivíduo e para a espécie, podemos destacar que mudanças nas espécies presentes em nosso intestino podem influenciar o aparecimento da doença do intestino irritável, da enterocolíte necrosante, alergia, asma, diabetes tipo I e até mesmo piorar a vida de quem tem desordens do espectro autista. Como uma dica fica a informação que nosso microbioma está diretamente relacionado ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico, assim, alterando um alteramos a respostado outro.
O lado positivo de conhecermos nosso microbioma é que podemos usá-lo para atuar nas situações de desequilíbrios, já imaginou poder esquecer dos antibióticos tomando uma pílula de bactérias. Pense nisso.




Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

ESTUDO DIRIGIDO VIRTUAL DO 2º BIM CED 06 3º ANOS TRILHA VCQ.

      ACESSE O LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES OBJETIVAS REFERENTES AOS TEMAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SUA SALA.       PARA AS QUESTÕES SUBJETIVAS DEVE RESPONDER SOMENTE AQUELA APRESENTADA POR VOCÊ OU SEU GRUPO.       NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ESTUDO DIRIGIDO VCQ 2ºBIM

ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

     ACESSE AO LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES AO TEMA QUE FOI TRABALHADO PELO SEU GRUPO.        NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ED VIRTUAL 02 NBF

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ESTUDANTES DO 3ºano CED 06 1º BIM DE 2025.

 ATIVIDADE Escolha entre um entre os temas a seguir e faça de próprio punho uma dissertação argumentativa serão usados os padrões do ENEM para correção. Detalhes da avaliação: Competência 1:   Domínio da norma culta da língua portuguesa (ortografia, gramática, pontuação, etc.).   Competência 2:   Compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural.   Competência 3:   Seleção, interpretação e relação de informações para sustentar um ponto de vista.   Competência 4:   Coesão e coerência do texto.   Competência 5:   Proposta de intervenção para o problema abordado.   Outros pontos importantes:A redação deve ser escrita em português, com estrutura dissertativo-argumentativa.   O texto deve ter entre 7 e 30 linhas.   Fuga do tema, textos com menos de 7 linhas, desenhos ou impropérios, e desrespeito à seriedade do exame resultam em nota zero.   O texto será digitalizado e analisado contra plágio ou c...