Pular para o conteúdo principal

AULA 03 - BACTÉRIAS E ARCHEAS I

PARA BAIXAR A PRANCHA POWER POINT DA AULA CLIQUE AQUI.

Reino Monera – bactérias, cianobactérias e arqueas


Ao contrário dos seres dos reinos anteriores, estes são procariontes, ou seja, não possuem um núcleo celular organizado, e unicelulares. Além disso, são organismos altamente adaptáveis e vivem, portanto em qualquer habitat, seja na terra, no ar ou na água.
As bactérias, assim como os fungos, são importantes para um ecossistema por atuar na decomposição de matéria orgânica. Além disso, elas ainda são responsáveis pela manifestação de doenças, são utilizadas na fabricação de alimentos, como a coalhada e iogurte, e de remédios. Sua reprodução é assexuada e ocorre por meio da bipartição.
Já as cianobactérias, algas azuis, ou cianofíceas são organismos semelhantes às bactérias, mas sempre autótrofas fotossintetizantes, ou seja, fabricam seu próprio alimento por meio da fotossíntese, assim como as plantas, entretanto, não possuem cloroplastos. Sua reprodução também ocorre por meio da bipartição e embora unicelulares, tais organismos se associam na água, compondo colônias, e formam parte do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.
As arqueas, em sua maioria, também são autótrofas, assim como as anteriores, porém ao invés de fotossintetizantes são quimiossintetizantes, ou seja, produzem o seu próprio alimento a partir da energia resultante da oxidação de substâncias inorgânicas. Isso possibilita que elas sobrevivam em ambientes com condições extremas, como por exemplo os vulcões, ambientes ácidos ou pântanos.
É importante ressaltar que embora o Reino Monera ainda seja uma classificação utilizada, estudos recentes dividem os seres vivos em três domínios: Archeae, Bacteria e Eucarya, sendo que o último abrange animais, vegetais, fungos e protistas. Essa divisão foi feita devido a descobertas recentes que mostram diferenças entre as bactérias e as arqueas e revelam que as últimas, embora procariontes, são semelhante, em alguns aspetos, aos eucariontes. Deste modo, existiriam dois domínios (Archeae e Bacteria) abrangendo os seres procariontes e o Eucarya compreendendo somente os eucariontes.


Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

APOSTILA PARA EJA - 1º,2º E 3º ANOS

PARA VOCÊS TEREM UM ACESSO MAIS COMPLETO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA ESTOU ADOTANDO NESSE SEMESTRE UMA APOSTILA COM TODOS OS CONTEÚDOS JUNTOS E CADA SÉRIE SE ASSIM DESEJAR TIRA A CÓPIA DA SUA PARTE OU ABRE AS PÁGINAS COM O CELULAR. APOSTILA ÚNICA DE BIOLOGIA PROF-DENEIR

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

AULA 03 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS - SISTEMA CIRCULATÓRIO

Sistema Circulatório É responsável pela distribuição de substâncias no interior do organismo. Através dele, os nutrientes e o oxigênio são transportados até as células e os resíduos metabólicos celulares (CO 2 , amônia, ácido úrico, uréia) são retidos. Circulação humana Ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), cuja finalidade é possibilitar a distribuição do sangue por meio de uma bomba muscular, chamada coração. Por sua vez, o coração impulsiona o sangue através dos vasos, formando o que chamamos de circulação sanguínea. Componentes do sistema circulatório Sangue:  é um líquido vermelho, mais denso e viscoso que a água e que atua principalmente como meio de transporte. Em um homem de 70 kg, seu volume aproximado é de 5,5 litros. Funções do sangue: Transporte de nutrientes, gases respiratórios, hormônios e excreções. Depósito de água, abastecendo ou removendo...