Pular para o conteúdo principal

AULA 03 - BACTÉRIAS E ARCHEAS I

PARA BAIXAR A PRANCHA POWER POINT DA AULA CLIQUE AQUI.

Reino Monera – bactérias, cianobactérias e arqueas


Ao contrário dos seres dos reinos anteriores, estes são procariontes, ou seja, não possuem um núcleo celular organizado, e unicelulares. Além disso, são organismos altamente adaptáveis e vivem, portanto em qualquer habitat, seja na terra, no ar ou na água.
As bactérias, assim como os fungos, são importantes para um ecossistema por atuar na decomposição de matéria orgânica. Além disso, elas ainda são responsáveis pela manifestação de doenças, são utilizadas na fabricação de alimentos, como a coalhada e iogurte, e de remédios. Sua reprodução é assexuada e ocorre por meio da bipartição.
Já as cianobactérias, algas azuis, ou cianofíceas são organismos semelhantes às bactérias, mas sempre autótrofas fotossintetizantes, ou seja, fabricam seu próprio alimento por meio da fotossíntese, assim como as plantas, entretanto, não possuem cloroplastos. Sua reprodução também ocorre por meio da bipartição e embora unicelulares, tais organismos se associam na água, compondo colônias, e formam parte do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática.
As arqueas, em sua maioria, também são autótrofas, assim como as anteriores, porém ao invés de fotossintetizantes são quimiossintetizantes, ou seja, produzem o seu próprio alimento a partir da energia resultante da oxidação de substâncias inorgânicas. Isso possibilita que elas sobrevivam em ambientes com condições extremas, como por exemplo os vulcões, ambientes ácidos ou pântanos.
É importante ressaltar que embora o Reino Monera ainda seja uma classificação utilizada, estudos recentes dividem os seres vivos em três domínios: Archeae, Bacteria e Eucarya, sendo que o último abrange animais, vegetais, fungos e protistas. Essa divisão foi feita devido a descobertas recentes que mostram diferenças entre as bactérias e as arqueas e revelam que as últimas, embora procariontes, são semelhante, em alguns aspetos, aos eucariontes. Deste modo, existiriam dois domínios (Archeae e Bacteria) abrangendo os seres procariontes e o Eucarya compreendendo somente os eucariontes.


Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

ESTUDO DIRIGIDO VIRTUAL DO 2º BIM CED 06 3º ANOS TRILHA VCQ.

      ACESSE O LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES OBJETIVAS REFERENTES AOS TEMAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SUA SALA.       PARA AS QUESTÕES SUBJETIVAS DEVE RESPONDER SOMENTE AQUELA APRESENTADA POR VOCÊ OU SEU GRUPO.       NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ESTUDO DIRIGIDO VCQ 2ºBIM

ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

     ACESSE AO LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES AO TEMA QUE FOI TRABALHADO PELO SEU GRUPO.        NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ED VIRTUAL 02 NBF

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ESTUDANTES DO 3ºano CED 06 1º BIM DE 2025.

 ATIVIDADE Escolha entre um entre os temas a seguir e faça de próprio punho uma dissertação argumentativa serão usados os padrões do ENEM para correção. Detalhes da avaliação: Competência 1:   Domínio da norma culta da língua portuguesa (ortografia, gramática, pontuação, etc.).   Competência 2:   Compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural.   Competência 3:   Seleção, interpretação e relação de informações para sustentar um ponto de vista.   Competência 4:   Coesão e coerência do texto.   Competência 5:   Proposta de intervenção para o problema abordado.   Outros pontos importantes:A redação deve ser escrita em português, com estrutura dissertativo-argumentativa.   O texto deve ter entre 7 e 30 linhas.   Fuga do tema, textos com menos de 7 linhas, desenhos ou impropérios, e desrespeito à seriedade do exame resultam em nota zero.   O texto será digitalizado e analisado contra plágio ou c...