Pular para o conteúdo principal

AULA SOBRE O REINO PROCTOTISTA

Reino Protoctista (Protistas)
     Este reino é formado por seres dos mais diversos tipos: unicelulares, pluricelulares e coloniais, sendo conhecidas dezenas de milhares de espécies.
     Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear).
Protozoários
Rizópodes (Filo Rhizopoda)
     Grupo onde é encontrado a Ameba, que usa muitos pseudópodes para locomoção.
     A ameba é um ótimo exemplo de protozoário. Obtêm alimentos através do processo chamado fagocitose, e digere o alimento nos vacúolos digestivos.
     A densidade do seu citoplasma é maior que a da água que o envolve no ambiente, por isso ela tem que periodicamente realizar a osmose, que é fazer o equilíbrio de água dentro do organismo. Para isso, ela utiliza os vacúolos pulsáteis para expulsar a água em excesso.

Ciliados (Filo Ciliophora)
     Os ciliados recebem este nome pois se movem com o auxílio de cílios, que estão em toda a superfície do protozoário. Este tipo aparece geralmente em água doce e salgada, e onde existe matéria vegetal em decomposição. Eles executam também outro tipo de reprodução, chamado de conjugação (sexuada), onde uma célula transmite material genético para outra célula, ocasionando uma variabilidade genética, o que é essencial para qualquer tipo de ser vivo.

Flagelados (Filo Mastigophora)
     Os flagelados são de vida livre e muitos deles são parasitas de humanos, como:
Trichomonas vaginalis - fica alojado no aparelho reprodutor humano, geralmente nas mulheres e provoca muita coceira, ardência e corrimento, a Tricomoníase.

Giardia lamblia - causa a giardíase, no intestino. os sintomas são náuseas, cólicas, diarréia, etc.

E também: Leishmania brasiliensis (causa a Leishmaniose); Tripanossoma cruzi (Doença de Chagas);

Esporozoários ou Apicomplexos (Filo Sporozoa)
     No grupo dos esporozoários encontram-se os protistas que não têm qualquer tipo de sistema de locomoção. Todos eles são parasitas obrigatórios. O nome "Apicomplexos" vêm de uma parte do protista, responsável pela perfuração da membrana celular das futuras células hospedeiras. Os mais comuns são do gênero Plasmodium, que causam a Malária, e do gênero Toxoplasma, que causam a toxoplasmose.

Algas
     As algas pluricelulares não apresentam tecidos ou órgãos bem definidos. Esse caráter de simplicidade fez com que esses seres vivos fossem classificados como protitas. O grupo das algas possui grande diversidade, diferentes colorações, formas e tamanhos. A tendência atual é dividir esse grupo em filos.
Filo Euglenófitas (EUGLENAS)
     O nome deriva do gênero Euglena viridis, a principal categoria representante. A nutrição ocorre por fotossíntese, mas também por fagocitose. São encontradas principalmente em água doce.

Filo Pirrófitas (DINOFLAGELADAS)
     São algas unicelulares, com aproximadamente mil espécies. O nome deriva da cor avermelhada da maioria de seus representantes. São encontradas principalmente nos mares.
     Essas algas apresentam placas celulósicas formando couraças denominadas lorica. Alguns representantes, como o gênero Noctiluca, são bioluminescentes; o gênero Gonyaulax é responsável pelas marés vermelhas e vários outros gêneros produzem saxitonina, uma substância que, agindo no sistema nervoso, causa paralisia. Algumas pirrófitas são conhecidas como algas coralíneas, pois absorvem carbonato de cálcio.

Filo Clorófitas(ALGAS VERDES PLURICELULARES)
     São algas uni ou pluricelulares com milhares de espécies. O nome do filo deriva da cor verde. 
     Apresentam como pigmentos a clorofila a e b, caroteno e xantofilas; sua substância de reserva é o amido. As clorófitas vivem principalmente em água doce.

Filo Feófitas (ALGAS PARDAS PLURICELULARES)
     São algas pluricelulares, com aproximadamente duas mil espécies. O nome do filo deriva da cor marrom  de seus representantes. A parede celular dessas algas apresenta celulose e ácido algínico. As feófitas são quase exclusivamente marinhas.

Filo Rodófitas (ALGAS VERMELHAS PLURICELULARES)
     São algas na grande maioria pluricelulares, com aproximadamente quatro mil espécies distribuídas pelos mares tropicais, água doce, superfícies úmidas e florestas.

Filo Crisófitas (DIATOMÁCEAS)
     As crisófitas, também conhecidas por algas douradas são unicelulares, clorofiladas e vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas que tem o corpo protegido por uma carapaça formada de sílica.

FONTE: http://ciencias-hl.blogspot.com.br/2013/05/7-ano-reino-protista.html




Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

APOSTILA PARA EJA - 1º,2º E 3º ANOS

PARA VOCÊS TEREM UM ACESSO MAIS COMPLETO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA ESTOU ADOTANDO NESSE SEMESTRE UMA APOSTILA COM TODOS OS CONTEÚDOS JUNTOS E CADA SÉRIE SE ASSIM DESEJAR TIRA A CÓPIA DA SUA PARTE OU ABRE AS PÁGINAS COM O CELULAR. APOSTILA ÚNICA DE BIOLOGIA PROF-DENEIR

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

AULA 03 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS - SISTEMA CIRCULATÓRIO

Sistema Circulatório É responsável pela distribuição de substâncias no interior do organismo. Através dele, os nutrientes e o oxigênio são transportados até as células e os resíduos metabólicos celulares (CO 2 , amônia, ácido úrico, uréia) são retidos. Circulação humana Ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), cuja finalidade é possibilitar a distribuição do sangue por meio de uma bomba muscular, chamada coração. Por sua vez, o coração impulsiona o sangue através dos vasos, formando o que chamamos de circulação sanguínea. Componentes do sistema circulatório Sangue:  é um líquido vermelho, mais denso e viscoso que a água e que atua principalmente como meio de transporte. Em um homem de 70 kg, seu volume aproximado é de 5,5 litros. Funções do sangue: Transporte de nutrientes, gases respiratórios, hormônios e excreções. Depósito de água, abastecendo ou removendo...