Pular para o conteúdo principal

AULA 02 - VÍRUS

Vírus


Os vírus são organismos biológicos microscópicos, acelulares (não possuem células).
São considerados parasitas intracelulares na medida em que necessitam das células para se multiplicarem (células hospedeiras) ou replicarem seu material genético, visto que não possuem um metabolismo próprio.
A partir disso, muito se discute sobre a questão acerca da definição de vida e se os vírus fazem parte desse grupo, pois, enquanto para alguns estudiosos eles são apenas partículas infecciosas, para outros, uma vez que se reproduzem e sofrem mutações genéticas, estão inclusos na categoria dos seres vivos.

Estrutura do Vírus

São formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma cada proteica chamada de capsídeo.
Quando há os dois tipos de material genético no vírus, ele é chamado de citomegalovírus.

Tipos de Vírus

Os vírus são classificados em 3 tipos, a saber:
  • Adenovírus: formados por DNA, por exemplo, o vírus da pneumonia.
  • Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus da aids.
  • Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da febre amarela e da dengue.

Ciclo Reprodutivo

O ciclo reprodutivo desses organismos é composto de 4 etapas:
  • entrada do vírus na célula hospedeira;
  • eclipse (inatividade do vírus);
  • multiplicação do material viral (cópias da matriz);
  • liberação dos novos vírus.
Em outras palavras, no processo de reprodução dos vírus há a duplicação do material genético viral e a síntese das proteínas na medida em que ele inibe o funcionamento normal da célula.

Doenças Causadas por Vírus

Muitas doenças são causadas por vírus, por exemplo:
Note que, os vírus podem infectar tanto as células dos animais, fungos, vegetais (eucarióticas), quanto das bactérias (procarióticas) e, nesse caso, são chamados de bacteriófagos.
Leia também sobre as Doenças Causadas por Vírus.

Curiosidades

  • A palavra "vírus", do latim, significa toxina, fluido venenoso.
  • O termo “vírus de computador” surgiu por analogia ao vírus biológico marcado por sua característica parasitária.
  • O “vírion” corresponde a partícula viral quando ela se encontra fora da célula hospedeira.
FONTE : https://www.todamateria.com.br/virus/



Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

ESTUDO DIRIGIDO VIRTUAL DO 2º BIM CED 06 3º ANOS TRILHA VCQ.

      ACESSE O LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES OBJETIVAS REFERENTES AOS TEMAS QUE FORAM TRABALHADOS EM SUA SALA.       PARA AS QUESTÕES SUBJETIVAS DEVE RESPONDER SOMENTE AQUELA APRESENTADA POR VOCÊ OU SEU GRUPO.       NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ESTUDO DIRIGIDO VCQ 2ºBIM

ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

     ACESSE AO LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES AO TEMA QUE FOI TRABALHADO PELO SEU GRUPO.        NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ED VIRTUAL 02 NBF

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ESTUDANTES DO 3ºano CED 06 1º BIM DE 2025.

 ATIVIDADE Escolha entre um entre os temas a seguir e faça de próprio punho uma dissertação argumentativa serão usados os padrões do ENEM para correção. Detalhes da avaliação: Competência 1:   Domínio da norma culta da língua portuguesa (ortografia, gramática, pontuação, etc.).   Competência 2:   Compreensão do tema, adequação ao tipo textual e uso do repertório cultural.   Competência 3:   Seleção, interpretação e relação de informações para sustentar um ponto de vista.   Competência 4:   Coesão e coerência do texto.   Competência 5:   Proposta de intervenção para o problema abordado.   Outros pontos importantes:A redação deve ser escrita em português, com estrutura dissertativo-argumentativa.   O texto deve ter entre 7 e 30 linhas.   Fuga do tema, textos com menos de 7 linhas, desenhos ou impropérios, e desrespeito à seriedade do exame resultam em nota zero.   O texto será digitalizado e analisado contra plágio ou c...