Pular para o conteúdo principal

Estações de tratamento de água e esgoto (ETA e ETE)





Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm


Tratamento de Água e Esgoto

GEOGRAFIA


A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.
A primeira dessas etapas é a COAGULAÇÃO, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.

Segue-se a FLOCULAÇÃO, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira.
A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.

A próxima etapa é a FILTRAÇÃO, quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.
A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO. É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

O passo seguinte é a FLUORETAÇÃO, quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. A função disso é previnir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes.
A última ação nesse processo de tratamento da água é a CORREÇÃO de pH, quando é adicionado cal hidratado ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.
Entre a entrada da água bruta na ETA e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.

TRATAMENTO DE ESGOTO

O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.



Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

Aula sobre Respiração Celular e Fotossíntese

Fonte:  https://www.biologianet.com/biologia-celular/respiracao-celular.htm#:~:text=Respira%C3%A7%C3%A3o%20celular%20e%20fotoss%C3%ADntese,por%20outro%20processo%2C%20a%20fotoss%C3%ADntese.   RESPIRAÇÃO CELULAR VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL   BIOLOGIA CELULAR   RESPIRAÇÃO CELULAR Respiração celular  é um processo pelo qual  os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades . A respiração celular ocorre nas  mitocôndrias , em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou  ciclo de Krebs ) e a fosforilação oxidativa. A seguir, detalharemos como ela ocorre, suas etapas e importância. O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias. Leia também:  Origem das mitocôndrias: as organelas responsáveis pela respiração O que é respiração celular ? Respiração celular   é o processo pelo qual os organismos obtêm energia  para realizar as mais diversas...

Aula 04 - Bacterioses humanas e bactérias de relevância agronômicas

 Bacterioses humanas e bactérias de relevância   agronômicas Entre as bacterioses, temos: Tuberculose -  É causada pelo bacilo de Koch ( Mycobacterium tuberculosis ), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres. Lepra ou hanseníase -  É transmitida pelo bacilo de Hansen ( Mycobacterium leprae ) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total. Difteria -  Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice. Coqueluche -  Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, ca...

Aula sobre Doenças Causadas por bactérias.

Assistam a essa vídeo aula sobre doenças causadas por bactérias Se desejarem ter um material escrito sobre o tema acessem ao site  https://biosom.com.br/blog/saude/7-principais-doencas-causadas-por-bacterias/ Para fixar o conteúdo façam esses exercícios no caderno Dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam sexualmente transmissíveis e também causadas por bactérias. A) Cancro mole, difteria, gonorreia. B) Clamídia, candidíase, sífilis. C) Cancro mole, sífilis, gonorreia. D) Difteria, candidíase, gonorreia.   (UESPM-SP - adaptada) A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a: A) Contaminação do ar pela bactéria que causa a doença. B) Presença de caramujos que transmitem a doença. C) Contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença. D) Proliferação de insetos que transmitem a doença. (Fatec-SP) - As bactérias são organismos microscó...