Pular para o conteúdo principal

BIODIVERSIDADE - TEXTOS E VÍDEOS

Biodiversidade

Lana Magalhães
Biodiversidade significa a variedade de vida e engloba a riqueza das espécies, dos genes que contém e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente.
O conceito foi inicialmente conhecido por Diversidade Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais comum utilizar biodiversidade como sinônimo para o termo.
A definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade significa:
"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".
Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:
  • Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.
  • Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.
  • Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.
Todos os níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana.
Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.

Biodiversidade Brasileira

A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta. Os números de espécies da fauna e flora do Brasil impressionam:
  • 5.000 espécies de fungos filamentosos e leveduras - 10% da diversidade mundial;
  • 22% da diversidade de briófitas do mundo;
  • Cerca de 1.400 espécies de pteridófitas - 12% da diversidade mundial;
  • Maior diversidade de plantas angiospermas do mundo. Estima-se mais de 45 mil espécies;
  • Entre 90 a 120 mil espécies de insetos - 10% da diversidade mundial;
  • Maior diversidade de peixes do mundo. Mais de 3.500 espécies;
  • A fauna mais rica do mundo para o grupo dos anfíbios;
  • Cerca de 1.800 espécies de aves;
  • Mais de 650 espécies de mamíferos.
Isso faz com que o Brasil seja considerado o país da mega diversidade.
Grande parte da biodiversidade brasileira é encontrada na Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado.

Biodiversidade da Amazônia

Biodiversidade amazônicaA biodiversidade amazônica é exuberante
Amazônia é a região do planeta com maior biodiversidade. Apesar disso, acredita-se que muitas espécies ainda nem foram conhecidas e descritas pela ciência, o que aumentaria ainda mais o número de espécies.
Acredita-se que a Amazônia possua quase 60% de todas as formas de vida do planeta. Porém, apenas 30% delas são conhecidas pela ciência.
Para se ter uma ideia, podem ser encontradas de 40 a 300 espécies de árvores diferentes por hectare. Na América do Norte, esse número varia entre 4 a 25.
Os insetos constituem a maior parte dos animais da Amazônia.

Grande parte das espécies encontradas na região amazônica são endêmicas, ou seja, só ocorrem lá.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 02 - VÍRUS

Vírus Compartilhar Email Os  vírus  são organismos biológicos microscópicos,  acelulares  (não possuem células). São considerados  parasitas intracelulares  na medida em que necessitam das células para se multiplicarem (células hospedeiras) ou replicarem seu material genético, visto que não possuem um metabolismo próprio. A partir disso, muito se discute sobre a questão acerca da definição de vida e se os vírus fazem parte desse grupo, pois, enquanto para alguns estudiosos eles são apenas partículas infecciosas, para outros, uma vez que se reproduzem e sofrem mutações genéticas, estão inclusos na categoria dos seres vivos. Estrutura do Vírus São formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma cada proteica chamada de capsídeo. Quando há os dois tipos de material genético no vírus, ele é chamado de citomegalovírus. Tipos de Vírus Os vírus são classificados em 3 tipos, ...

segregação dependente (linkage)

PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE LINKAGE. Linkage Dizemos que um gene está em linkage ou ligação gênica quando ele está em um mesmo cromossomo e não se segrega de forma independente no momento da formação de um gameta. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Genética Nos cromossomos estão localizados os genes que determinam nossas características Sabemos que os cromossomos são formados por uma grande sequência de genes que é responsável por determinar as características de uma espécie. Quando ocorre a formação de gametas, os cromossomos são inteiramente transmitidos para essas células juntamente aos genes que os constituem. Segundo a Segunda Lei de Mendel , os genes, durante a formação dos gametas, segregam-se independentemente . Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que os genes em questão est...