Pular para o conteúdo principal

BIODIVERSIDADE - TEXTOS E VÍDEOS

Biodiversidade

Lana Magalhães
Biodiversidade significa a variedade de vida e engloba a riqueza das espécies, dos genes que contém e dos ecossistemas que constituem o meio ambiente.
O conceito foi inicialmente conhecido por Diversidade Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais comum utilizar biodiversidade como sinônimo para o termo.
A definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade significa:
"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".
Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:
  • Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.
  • Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.
  • Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.
Todos os níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana.
Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.

Biodiversidade Brasileira

A biodiversidade brasileira é uma das mais ricas do planeta. Os números de espécies da fauna e flora do Brasil impressionam:
  • 5.000 espécies de fungos filamentosos e leveduras - 10% da diversidade mundial;
  • 22% da diversidade de briófitas do mundo;
  • Cerca de 1.400 espécies de pteridófitas - 12% da diversidade mundial;
  • Maior diversidade de plantas angiospermas do mundo. Estima-se mais de 45 mil espécies;
  • Entre 90 a 120 mil espécies de insetos - 10% da diversidade mundial;
  • Maior diversidade de peixes do mundo. Mais de 3.500 espécies;
  • A fauna mais rica do mundo para o grupo dos anfíbios;
  • Cerca de 1.800 espécies de aves;
  • Mais de 650 espécies de mamíferos.
Isso faz com que o Brasil seja considerado o país da mega diversidade.
Grande parte da biodiversidade brasileira é encontrada na Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrado.

Biodiversidade da Amazônia

Biodiversidade amazônicaA biodiversidade amazônica é exuberante
Amazônia é a região do planeta com maior biodiversidade. Apesar disso, acredita-se que muitas espécies ainda nem foram conhecidas e descritas pela ciência, o que aumentaria ainda mais o número de espécies.
Acredita-se que a Amazônia possua quase 60% de todas as formas de vida do planeta. Porém, apenas 30% delas são conhecidas pela ciência.
Para se ter uma ideia, podem ser encontradas de 40 a 300 espécies de árvores diferentes por hectare. Na América do Norte, esse número varia entre 4 a 25.
Os insetos constituem a maior parte dos animais da Amazônia.

Grande parte das espécies encontradas na região amazônica são endêmicas, ou seja, só ocorrem lá.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

APOSTILA PARA EJA - 1º,2º E 3º ANOS

PARA VOCÊS TEREM UM ACESSO MAIS COMPLETO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA ESTOU ADOTANDO NESSE SEMESTRE UMA APOSTILA COM TODOS OS CONTEÚDOS JUNTOS E CADA SÉRIE SE ASSIM DESEJAR TIRA A CÓPIA DA SUA PARTE OU ABRE AS PÁGINAS COM O CELULAR. APOSTILA ÚNICA DE BIOLOGIA PROF-DENEIR

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

AULA SOBRE O REINO FUNGI

O REINO DOS FUNGOS Os seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos e leveduras pertencem ao reino dos fungos. Fungos são seres vivos sem clorofila que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São encontrados em vários ambientes, preferindo lugares úmidos, escuros e ricos em matéria orgânica. Os fungos são eucariontes (com núcleo celular delimitado por uma membrana) e possuem parede celular de quitina, (substância também presente no exoesqueleto dos artrópodes). O corpo dos fungos pluricelulares é organizado em filamentos microscópicos chamados  hifas , que se entrelaçam e formam uma massa chamada  micélio . Veja: Os fungos apresentam reprodução assexuada ou sexuada. Eles produzem esporos que são eliminados no ambiente e se espalham principalmente pelo vento, e ao encontrarem um local favorável os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo Veja: De acordo com a maneira de obter alimento, os fungos são classificados em decompositores, ...