Pular para o conteúdo principal

AULA SOBRE EFEITO ESTUFA - 1º ANOS EJA

O QUE DEVEMOS SABER SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DIRETAS E INDIRETAS DESTE FENÔMENO.

ASSISTA A ESTÁ VIDEO AULAS



PARA TER UM MATERIAL PARA LER OU IMPRIMIR E DEIXAR NO CADERNO ACESSE http://www.estudopratico.com.br/efeito-estufa-resumo-das-causas-e-consequencias/

PARA FIXAR ESTE CONTEÚDO SUGIRO QUE FAÇA A SEGUINTE LISTA DE EXERCÍCIOS. (ASSIM QUE A CONFERÊNCIA EM SALA FOR FEITA O GABARITO SERÁ POSTADO)

Exercícios - Efeito Estufa

Lista de exercícios sobre o efeito estufa, retirados das provas dos principais vestibulares do país.
Ler artigo Efeito Estufa.
Exercício 1: (PUC-RIO 2010)O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, entretanto, quantidades excessivas de gases estufa na atmosfera podem elevar a temperatura do planeta a níveis indesejados. O Protocolo de Quioto (1997) propõe um calendário pelo qual os países signatários têm a obrigação de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Sobre o aquecimento global e os gases causadores do efeito estufa, é INCORRETO afirmar que:
 
 
 
 
 
Exercício 2: (PUC-RIO 2008)Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):
 
 
 
 
 
Exercício 3: (Enem 2013)
Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2 , CH4 e N2 O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).
De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?
 
 
 
 
 
Exercício 4: (Enem 2011)
Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.
MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais " Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).
No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:
 
 
 
 
 
Exercício 5: (Enem 2010)O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o:
 
 
 
 
 

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA SOBRE O REINO FUNGI

O REINO DOS FUNGOS Os seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos e leveduras pertencem ao reino dos fungos. Fungos são seres vivos sem clorofila que podem ser unicelulares ou pluricelulares. São encontrados em vários ambientes, preferindo lugares úmidos, escuros e ricos em matéria orgânica. Os fungos são eucariontes (com núcleo celular delimitado por uma membrana) e possuem parede celular de quitina, (substância também presente no exoesqueleto dos artrópodes). O corpo dos fungos pluricelulares é organizado em filamentos microscópicos chamados  hifas , que se entrelaçam e formam uma massa chamada  micélio . Veja: Os fungos apresentam reprodução assexuada ou sexuada. Eles produzem esporos que são eliminados no ambiente e se espalham principalmente pelo vento, e ao encontrarem um local favorável os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo Veja: De acordo com a maneira de obter alimento, os fungos são classificados em decompositores, ...

AULA 02 - VÍRUS

Vírus Compartilhar Email Os  vírus  são organismos biológicos microscópicos,  acelulares  (não possuem células). São considerados  parasitas intracelulares  na medida em que necessitam das células para se multiplicarem (células hospedeiras) ou replicarem seu material genético, visto que não possuem um metabolismo próprio. A partir disso, muito se discute sobre a questão acerca da definição de vida e se os vírus fazem parte desse grupo, pois, enquanto para alguns estudiosos eles são apenas partículas infecciosas, para outros, uma vez que se reproduzem e sofrem mutações genéticas, estão inclusos na categoria dos seres vivos. Estrutura do Vírus São formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma cada proteica chamada de capsídeo. Quando há os dois tipos de material genético no vírus, ele é chamado de citomegalovírus. Tipos de Vírus Os vírus são classificados em 3 tipos, ...

Aula sobre Respiração Celular e Fotossíntese

Fonte:  https://www.biologianet.com/biologia-celular/respiracao-celular.htm#:~:text=Respira%C3%A7%C3%A3o%20celular%20e%20fotoss%C3%ADntese,por%20outro%20processo%2C%20a%20fotoss%C3%ADntese.   RESPIRAÇÃO CELULAR VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL   BIOLOGIA CELULAR   RESPIRAÇÃO CELULAR Respiração celular  é um processo pelo qual  os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades . A respiração celular ocorre nas  mitocôndrias , em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou  ciclo de Krebs ) e a fosforilação oxidativa. A seguir, detalharemos como ela ocorre, suas etapas e importância. O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias. Leia também:  Origem das mitocôndrias: as organelas responsáveis pela respiração O que é respiração celular ? Respiração celular   é o processo pelo qual os organismos obtêm energia  para realizar as mais diversas...