Pular para o conteúdo principal

IDENTIFICAÇÃO POR MEIO DE DIGITAIS - CSI INVESTIGAÇÃO

 

Para referenciar esta publicação foi usado o site : https://www.periciacriminalbrasil.com/post/sistema-vucetich

Sistema Dactiloscópico de Vucetich

Atualizado: 6 de ago.

O sistema adotado atualmente para identificação das impressões digitais pela dactiloscopia no Brasil foi formalizado ainda no ano de 1903 e tem como seu autor Juan Vucetich Kovacevich. Nascido na região que atualmente forma a Iugoslávia, Juan se naturalizou argentino e trabalhou no setor de identificação da polícia de La Plata, em Buenos Aires. Após conhecer outros trabalhos da área, em 1891 ele inventou o seu próprio sistema de arquivamento e identificação através das impressões digitais.

Vucetich definiu a dactiloscopia como “a ciência que se propõe a identificar as pessoas, fisicamente consideradas, por meio das impressões ou reproduções físicas dos desenhos formados pelas cristas papilares das extremidades digitais”. Na prática o método divide a impressão digital em três sistemas:  basilar, marginal e central (ou nuclear). E as linhas desenhadas pela impressão se dispõem em ângulos obtusos circundando o núcleo formando o delta.

Portanto, a presença ou não do delta, e sua posição, é fundamental para o sistema do Vucetich. Ou seja, caso o desenho não apresente o delta é definido como uma impressão digital com representações de Arco. Caso o delta fique à esquerda do observador, Presilha Externa. Se ficar à direita, Presilha Interna. E no caso de apresentar dois deltas e as linhas papilares descreverem círculos concêntricos no centro da falange, Verticilo. Como nas imagens apresentadas.







No registro individual dos dedos polegares utiliza-se as letras A, para significar Arco, I, para significar Presilha Interna, E, para significar Presilha Externa, e V, para significar Verticilo. Já para o restante dos dedos utiliza-se os números 1, 2, 3 e 4, respectivamente. De forma que o sistema apresente, por exemplo, a sequência para uma mão desta maneira “V – 3432”. Nesta ordem temos primeiro a definição do Polegar, seguido pelo indicador, dedo médio, anelar e mínimo.

Para facilitar a memorização utiliza-se muito o seguinte quadro: 



O dactilograma é a impressão de um dedo e a individual dactiloscópica é a impressão registrada dos dez dedos de um indivíduo. Portanto, o conjunto dos dedos apresentaria a fórmula dactiloscópica desta maneira, por exemplo: V – 3432 / E – 1341. Aliás, fica disposto como se fosse uma fração matemática mesmo. Com a representação da mão direita, ou a SÉRIE, em cima e a da mão esquerda, ou a SEÇÃO, abaixo na “fração”. Ainda falando sobre as definições, o polegar direito é chamado de FUNDAMENTAL e o esquerdo de SUBCLASSIFICAÇÃO. Já os demais dedos da mão direita são chamados de DIVISÃO e da mão esquerda, SUBDIVISÃO.



Vucetich ainda subdividiu as impressões digitais ARCO em simples ou angulares, PRESILHAS em verticiladas, transversais ou longitudinais e VERTICILO em circular, espiral, ovoidal, sinusoso ou ganchoso. E a linhas e suas curvas da impressão digital podem ser classificadas pelas suas características como nestas imagens:


Concluindo, com base nestas características, de doze a vinte pontos iguais em duas impressões digitais identificam um indivíduo.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

Aula sobre Respiração Celular e Fotossíntese

Fonte:  https://www.biologianet.com/biologia-celular/respiracao-celular.htm#:~:text=Respira%C3%A7%C3%A3o%20celular%20e%20fotoss%C3%ADntese,por%20outro%20processo%2C%20a%20fotoss%C3%ADntese.   RESPIRAÇÃO CELULAR VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL   BIOLOGIA CELULAR   RESPIRAÇÃO CELULAR Respiração celular  é um processo pelo qual  os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades . A respiração celular ocorre nas  mitocôndrias , em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou  ciclo de Krebs ) e a fosforilação oxidativa. A seguir, detalharemos como ela ocorre, suas etapas e importância. O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias. Leia também:  Origem das mitocôndrias: as organelas responsáveis pela respiração O que é respiração celular ? Respiração celular   é o processo pelo qual os organismos obtêm energia  para realizar as mais diversas...

Aula 04 - Bacterioses humanas e bactérias de relevância agronômicas

 Bacterioses humanas e bactérias de relevância   agronômicas Entre as bacterioses, temos: Tuberculose -  É causada pelo bacilo de Koch ( Mycobacterium tuberculosis ), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres. Lepra ou hanseníase -  É transmitida pelo bacilo de Hansen ( Mycobacterium leprae ) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total. Difteria -  Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice. Coqueluche -  Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, ca...

Aula sobre Doenças Causadas por bactérias.

Assistam a essa vídeo aula sobre doenças causadas por bactérias Se desejarem ter um material escrito sobre o tema acessem ao site  https://biosom.com.br/blog/saude/7-principais-doencas-causadas-por-bacterias/ Para fixar o conteúdo façam esses exercícios no caderno Dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam sexualmente transmissíveis e também causadas por bactérias. A) Cancro mole, difteria, gonorreia. B) Clamídia, candidíase, sífilis. C) Cancro mole, sífilis, gonorreia. D) Difteria, candidíase, gonorreia.   (UESPM-SP - adaptada) A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a: A) Contaminação do ar pela bactéria que causa a doença. B) Presença de caramujos que transmitem a doença. C) Contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença. D) Proliferação de insetos que transmitem a doença. (Fatec-SP) - As bactérias são organismos microscó...