Pular para o conteúdo principal

IDENTIFICAÇÃO POR MEIO DE DIGITAIS - CSI INVESTIGAÇÃO

 

Para referenciar esta publicação foi usado o site : https://www.periciacriminalbrasil.com/post/sistema-vucetich

Sistema Dactiloscópico de Vucetich

Atualizado: 6 de ago.

O sistema adotado atualmente para identificação das impressões digitais pela dactiloscopia no Brasil foi formalizado ainda no ano de 1903 e tem como seu autor Juan Vucetich Kovacevich. Nascido na região que atualmente forma a Iugoslávia, Juan se naturalizou argentino e trabalhou no setor de identificação da polícia de La Plata, em Buenos Aires. Após conhecer outros trabalhos da área, em 1891 ele inventou o seu próprio sistema de arquivamento e identificação através das impressões digitais.

Vucetich definiu a dactiloscopia como “a ciência que se propõe a identificar as pessoas, fisicamente consideradas, por meio das impressões ou reproduções físicas dos desenhos formados pelas cristas papilares das extremidades digitais”. Na prática o método divide a impressão digital em três sistemas:  basilar, marginal e central (ou nuclear). E as linhas desenhadas pela impressão se dispõem em ângulos obtusos circundando o núcleo formando o delta.

Portanto, a presença ou não do delta, e sua posição, é fundamental para o sistema do Vucetich. Ou seja, caso o desenho não apresente o delta é definido como uma impressão digital com representações de Arco. Caso o delta fique à esquerda do observador, Presilha Externa. Se ficar à direita, Presilha Interna. E no caso de apresentar dois deltas e as linhas papilares descreverem círculos concêntricos no centro da falange, Verticilo. Como nas imagens apresentadas.







No registro individual dos dedos polegares utiliza-se as letras A, para significar Arco, I, para significar Presilha Interna, E, para significar Presilha Externa, e V, para significar Verticilo. Já para o restante dos dedos utiliza-se os números 1, 2, 3 e 4, respectivamente. De forma que o sistema apresente, por exemplo, a sequência para uma mão desta maneira “V – 3432”. Nesta ordem temos primeiro a definição do Polegar, seguido pelo indicador, dedo médio, anelar e mínimo.

Para facilitar a memorização utiliza-se muito o seguinte quadro: 



O dactilograma é a impressão de um dedo e a individual dactiloscópica é a impressão registrada dos dez dedos de um indivíduo. Portanto, o conjunto dos dedos apresentaria a fórmula dactiloscópica desta maneira, por exemplo: V – 3432 / E – 1341. Aliás, fica disposto como se fosse uma fração matemática mesmo. Com a representação da mão direita, ou a SÉRIE, em cima e a da mão esquerda, ou a SEÇÃO, abaixo na “fração”. Ainda falando sobre as definições, o polegar direito é chamado de FUNDAMENTAL e o esquerdo de SUBCLASSIFICAÇÃO. Já os demais dedos da mão direita são chamados de DIVISÃO e da mão esquerda, SUBDIVISÃO.



Vucetich ainda subdividiu as impressões digitais ARCO em simples ou angulares, PRESILHAS em verticiladas, transversais ou longitudinais e VERTICILO em circular, espiral, ovoidal, sinusoso ou ganchoso. E a linhas e suas curvas da impressão digital podem ser classificadas pelas suas características como nestas imagens:


Concluindo, com base nestas características, de doze a vinte pontos iguais em duas impressões digitais identificam um indivíduo.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...