Pular para o conteúdo principal

AULA 12 - INVERTEBRADOS - PORÍFEROS E CELENTERADOS

Poríferos


poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e fixos em um substrato. O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo.


Os poríferos pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Apresentam um padrão corporal básico, em formato de vaso, tubo ou barril.
Esponjas
Poríferos

Características

Habitat

O habitat da maioria das espécies é o ambiente marinho, poucas vivem em água doce. As esponjas são encontradas fixas no fundo do mar, em rochas, conchas e areia. Podem viver de forma solitária ou em colônias.

Estrutura Corporal

Os poríferos possuem paredes perfuradas por poros e, em seu interior encontra-se uma cavidade denominada átrio ou espongiocele. Na extremidade oposta à base de seu corpo, há uma abertura chamada ósculo.
Externamente, são revestidos pelos pinacócitos, células achadas e unidas. A parede externa dos poríferos é chamada de pinacorderme.
A cavidade interna é revestida pelos coanócitos, células ovoides e com flagelos. O movimento dos flagelos permite a circulação e representa sistema circulatório das esponjas.
Existem ainda os amebócitos, células livres presentes entre as camadas de pinacócitos e coanócitos.
O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas.
As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/poriferos/

Cnidários


O que são, características, exemplos, resumo, digestão, sistema nervoso, reprodução, classes, classificação científica, medusa

Medusa: exemplo de cnidário
O que são
Os cnidários são animais relativamente simples, que vivem em ambientes aquáticos, principalmente no mar (cerca de 99% vivem em água marinha e 1% em água doce).
Existem, atualmente, cerca de 10 mil espécies de cnidários conhecidas.
Principais características dos cnidários:
- Epiderme composta por uma camada de fibras musculares.
- Não possuem sistema respiratório. A respiração é aeróbia, sendo que cada célula faz as trocas gasosas com o meio através do processo de difusão.
- Possuem tentáculos na boca, que é ligada a uma cavidade digestiva. A digestão extra ocorre dentro da célula.
- Apresentam simetria radial.
- Não possuem sistema circulatório.
- Não possuem sistema excretor. A eliminação dos resíduos (excretas) na água é realizado pelas células, através do processo de difusão.
- O sistema nervoso dos cnidários é difuso e composto por rede de células nervosas.
- Em geral, podem alternar entre a forma pólipo e forma livre durante o seu ciclo reprodutivo.
- Os cnidários são carnívoros. Capturam suas presas utilizando os tentáculos. Alimentam-se de vermes marinhos, caranguejos, protistas, peixes e de outros cnidários.
Exemplos de cnidários:
- Medusas
- Águas-vivas
- Anêmonas-do-mar
- Caravelas
- Corais-moles
- Hidras de água doce


FONTE: https://www.todabiologia.com/zoologia/cnidarios.htm


Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

AULA 01 - CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Classificação dos Seres Vivos A  classificação biológica  ou  taxonomia  é um sistema que organiza os seres vivos em  categorias , agrupando-os de acordo com suas  características comuns , bem como por suas  relações de parentesco evolutivo . É usada a  nomenclatura científica  que facilita a identificação dos organismos em qualquer parte do mundo. Através desse sistema, os biólogos buscam conhecer a  biodiversidade , descrevendo e nomeando as diferentes espécies e organizando-as de acordo com os critérios que definem. As Categorias Taxonômicas No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças. A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis. Animais da mesma espécie são reunidos em outra categoria, o gênero. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados...

APOSTILA PARA EJA - 1º,2º E 3º ANOS

PARA VOCÊS TEREM UM ACESSO MAIS COMPLETO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA ESTOU ADOTANDO NESSE SEMESTRE UMA APOSTILA COM TODOS OS CONTEÚDOS JUNTOS E CADA SÉRIE SE ASSIM DESEJAR TIRA A CÓPIA DA SUA PARTE OU ABRE AS PÁGINAS COM O CELULAR. APOSTILA ÚNICA DE BIOLOGIA PROF-DENEIR