quarta-feira, 18 de setembro de 2019

MICROBIOMA HUMANA


Análise das questões.
1)      O que é microbioma?
2)      Por que é importante conhecermos o microbioma humano?
Texto base :
Amon P, Sanderson I. Arch Dis Child Educ Pract Ed20 17;102:258–261
Pensando em números. Quantas células temos em um ser humano? Em qualquer pesquisa rápida na internet você encontraria um número que pode chegar a 10 trilhões, porém, esse número pode ser 10 vezes maior se contarmos com os microrganismos que nos habitam, nossa pele, intestinos, boca e aparelhos genitais são tomados por uma infinidade de populações de seres que na sua grande maioria contribuem para o funcionamento do nosso organismo.
Há essas bactérias, vírus e fungos que nos habitam e suas inter e intra relações  chamamos  de microbioma, essas associações lembram as relações que podemos observar nos Biomas clássicos ecológicos, temos mutualismos, comensalismos, parasitismos, competição intra e interespecíficas, presumo que na próxima vez que ser olhar num espelho terá uma imagem mais ampla de você mesmo.
Como em qualquer Bioma ações que venham a alterar as relações entre as populações vão gerar um novo equilíbrio que pode ser desfavorável. Imaginemos a situação onde fazemos uso de um antibiótico para tratar uma infecção na garganta, esses medicamentos diminuem as populações de quase todas as bactérias que nos povoam e num microbioma competitivo favorecemos o aumento das populações de fungos, assim, pode ser que você se cure da dor de garganta e ganha uma boca cheia de aftas por conta da candidíase.
Recentemente pesquisas ampliaram a importância do microbioma  para o indivíduo e para a espécie, podemos destacar que mudanças nas espécies presentes em nosso intestino podem influenciar o aparecimento da doença do intestino irritável, da enterocolíte necrosante, alergia, asma, diabetes tipo I e até mesmo piorar a vida de quem tem desordens do espectro autista. Como uma dica fica a informação que nosso microbioma está diretamente relacionado ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico, assim, alterando um alteramos a respostado outro.
O lado positivo de conhecermos nosso microbioma é que podemos usá-lo para atuar nas situações de desequilíbrios, já imaginou poder esquecer dos antibióticos tomando uma pílula de bactérias. Pense nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

SEJAM BEM VINDOS ESTUDANTES DO CED 11

ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE FACILITAR O ACESSO DE VOCÊS AS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS MIDIÁTICA QUE EM SALA APROVEITEM BEM. PARA RECE...