Pular para o conteúdo principal

MICROBIOMA HUMANA


Análise das questões.
1)      O que é microbioma?
2)      Por que é importante conhecermos o microbioma humano?
Texto base :
Amon P, Sanderson I. Arch Dis Child Educ Pract Ed20 17;102:258–261
Pensando em números. Quantas células temos em um ser humano? Em qualquer pesquisa rápida na internet você encontraria um número que pode chegar a 10 trilhões, porém, esse número pode ser 10 vezes maior se contarmos com os microrganismos que nos habitam, nossa pele, intestinos, boca e aparelhos genitais são tomados por uma infinidade de populações de seres que na sua grande maioria contribuem para o funcionamento do nosso organismo.
Há essas bactérias, vírus e fungos que nos habitam e suas inter e intra relações  chamamos  de microbioma, essas associações lembram as relações que podemos observar nos Biomas clássicos ecológicos, temos mutualismos, comensalismos, parasitismos, competição intra e interespecíficas, presumo que na próxima vez que ser olhar num espelho terá uma imagem mais ampla de você mesmo.
Como em qualquer Bioma ações que venham a alterar as relações entre as populações vão gerar um novo equilíbrio que pode ser desfavorável. Imaginemos a situação onde fazemos uso de um antibiótico para tratar uma infecção na garganta, esses medicamentos diminuem as populações de quase todas as bactérias que nos povoam e num microbioma competitivo favorecemos o aumento das populações de fungos, assim, pode ser que você se cure da dor de garganta e ganha uma boca cheia de aftas por conta da candidíase.
Recentemente pesquisas ampliaram a importância do microbioma  para o indivíduo e para a espécie, podemos destacar que mudanças nas espécies presentes em nosso intestino podem influenciar o aparecimento da doença do intestino irritável, da enterocolíte necrosante, alergia, asma, diabetes tipo I e até mesmo piorar a vida de quem tem desordens do espectro autista. Como uma dica fica a informação que nosso microbioma está diretamente relacionado ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico, assim, alterando um alteramos a respostado outro.
O lado positivo de conhecermos nosso microbioma é que podemos usá-lo para atuar nas situações de desequilíbrios, já imaginou poder esquecer dos antibióticos tomando uma pílula de bactérias. Pense nisso.




Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

ESTUDO DIRIGIDO 2º ANO K CEM 04 E 2º ANOS B CED 06. 2º BIMESTRE

     ACESSE AO LINK A SEGUIR PARA PREENCHER OS ESTUDO DIRIGIDO DO  SEGUNDO BIMENTRE SEU VALOR EQUIVALE A 50% DA SUA MENÇÃO.       LEMBRO QUE BASTA RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS REFERENTES AO TEMA QUE FOI TRABALHADO PELO SEU GRUPO.        NO CASO DE NÃO TER APRESENTADO DEVE RESPONDER DUAS DAS QUESTÕES SUBJETIVAS.       NÃO RESPONDER AS QUESTÕES SUBJETIVAS , USAR DE RESPOSTAS ALEATÓRIAS OU EVASIVAS ACARRETARÁ NO ZERAMENTO DA PONTUAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS.       ESTAREI FECHANDO ESTE ESTUDO NA PRÓXIMA QUARTA DIA 02/07 AS 22H. ED VIRTUAL 02 NBF

AULA 03 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS - SISTEMA CIRCULATÓRIO

Sistema Circulatório É responsável pela distribuição de substâncias no interior do organismo. Através dele, os nutrientes e o oxigênio são transportados até as células e os resíduos metabólicos celulares (CO 2 , amônia, ácido úrico, uréia) são retidos. Circulação humana Ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), cuja finalidade é possibilitar a distribuição do sangue por meio de uma bomba muscular, chamada coração. Por sua vez, o coração impulsiona o sangue através dos vasos, formando o que chamamos de circulação sanguínea. Componentes do sistema circulatório Sangue:  é um líquido vermelho, mais denso e viscoso que a água e que atua principalmente como meio de transporte. Em um homem de 70 kg, seu volume aproximado é de 5,5 litros. Funções do sangue: Transporte de nutrientes, gases respiratórios, hormônios e excreções. Depósito de água, abastecendo ou removendo...