Pular para o conteúdo principal

AULA SOBRE OS INVERTEBRADOS




Os Invertebrados


Classificação em Invertebrados e Vertebrados



 O grupo dos invertebrados é formado por aqueles animais que não têm coluna vertebral. Já os vertebrados são os animais que, como os seres humanos, têm coluna vertebral.



A coluna vertebral é um tipo de eixo esquelético formado por peças articuladas entre si – as vértebras –, que podem ser ósseas ou cartilaginosas. As articulações permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a movimentação.

 Poríferos ou espongiários
– Esses animais são aquáticos e podem viver isolados ou formar colônias.  A maioria é encontrada no ambiente marinho, mas existem algumas espécies de água doce.

A principal característica desses animais é o corpo coberto de poros. 
A reprodução desses animais pode ser de dois tipos: sexuada e assexuada. A circulação da água no corpo desses animais é facilitada pela presença de células especiais denominadas coanócitos. Essas células são arredondadas, possuem um “colarinho” transparente e um flagelo.

Cnidários 
– A maioria dos cnidários vive no mar. Quando observadas no seu ambiente alguns parecem flores por causa das suas formas e cores. Os cnidários possuem células denominadas cnidócitos – células especiais que atuam na captura de alimentos e defesa. Os cnidários alimentam-se de pequenos animais aquáticos, como crustáceos, peixes e vermes. Os animais desse grupo realizam reprodução assexuada, sexuada ou ainda, uma alternância das duas, chamada metagênese, isto é, alternância de gerações.

 Platelmintos e nematódeos:
Os platelmintos tem o corpo achatado, em forma de fita, e seu cumprimento pode variar desde poucos milímetros a até metros de cumprimento. O tubo digestório desses animais é incompleto, isto é, eles possuem boca, mas não ânus. Os platelmintos parasitas absorvem, através da pele, o alimento previamente digerido pelo hospedeiro, ou seja, pelo animal que “hospeda” o parasita. Os nematódeos designa o filo de vermes que têm corpo cilíndrico e afilado nas extremidades. Os vermes desse filo recebiam anteriormente o nome de nematelmintos. Os nematódeos habitam a terra, a água doce e salgada e se alimentam de pequenos animais e plantas. Alguns nematódeos, como ás caris ou lombriga, o ancilóstomo e o axiúro, são parasitas. O corpo desses animais é simples, eles não possuem sistema respiratório ou circulatório. O seu tubo digestório é completo, isto é, possui boca e ânus.

 Anelídeos e moluscos:

Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos – como sanguessuga, que mede alguns milímetros e também animais de grande porte como o minhocoçu, por exemplo, que atinge dois metros. O Habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos, a água doce ou terra úmida. Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Além do tudo digestório completo ( isto é, com boca e ânus), também tem circulação fechada, ou seja, apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro de vasos. Alguns anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente. Podemos classificar os anelídeos usando como critério a presença ou a ausência de cerdas (pequenos filamentos que se protejam da superfície corporal) e a quantidade delas.
Moluscos: Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra.

 Artrópodes
Esse grupo inclui aranhas, moscas, siri, lacraia, piolho de cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros animais. A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vários movimentos diferentes, muito deles bem definidos e elaborados. Além de uma locomoção muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. Além das patas articuladas, outra característica importante é a presença de um reforço externo: o exoesqueleto, ele é resistente, impermeável, e é constituído de sais e de quitina, que é um tipo de “açúcar”. Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados ( por exemplo: número de patas, antenas, etc.). Entre os principais grupos de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, diplópodes e insetos.

Crustáceos: tatuzinho de jardim, caranguejo, lagosta, camarões, cracas.
Aracnídeos: aranhas escorpião, amarelo, centopeias,
Diplópodes: gongolo.
Insetos: borboleta, moscas, joaninha.

Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, os que se alimentam de sangue e os que se alimentam de néctar. A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o “sangue” não circula apenas dentro de vasos, mas banha espaços no corpo do animal. Esse “sangue” é incolor ou ligeiramente azulado e não transporta gases, apenas os nutrientes. Os artrópodes terrestres, como os insetos, os diplópodes, e quilópodes, respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias.  Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. Na maioria dos artrópodes, os sexos são separados e a fecundação é interna, isto é, os gametas masculinos são inseridos dentro do corpo da fêmea.

  Equinodermos
Os equinodermos são exclusivamente marinhos. Possuem um endoesqueleto, ou seja, um esqueleto interno. Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo.  Alimentam-se de pequenos animais ou algas, o sistema digestório em geral contém apenas boca, estômago, intestino e ânus. Mas o estômago só está presente no corpo dos equinodermos carnívoros, possuindo glândulas que produzem substâncias digestivas. A respiração – isto é, a troca gasosa – é realizada por minúsculas brânquias, próximas à boca, e também por toda extensão dos pés ambulacrários, pelos quais circula a água. Reprodução sexuada e regeneração.

FONTE:https://sites.google.com/site/projetodeinformaticaeducativa5/os-invertebrados


Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

Aula 04 - Bacterioses humanas e bactérias de relevância agronômicas

 Bacterioses humanas e bactérias de relevância   agronômicas Entre as bacterioses, temos: Tuberculose -  É causada pelo bacilo de Koch ( Mycobacterium tuberculosis ), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres. Lepra ou hanseníase -  É transmitida pelo bacilo de Hansen ( Mycobacterium leprae ) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total. Difteria -  Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice. Coqueluche -  Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, ca...

Aula sobre Respiração Celular e Fotossíntese

Fonte:  https://www.biologianet.com/biologia-celular/respiracao-celular.htm#:~:text=Respira%C3%A7%C3%A3o%20celular%20e%20fotoss%C3%ADntese,por%20outro%20processo%2C%20a%20fotoss%C3%ADntese.   RESPIRAÇÃO CELULAR VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL   BIOLOGIA CELULAR   RESPIRAÇÃO CELULAR Respiração celular  é um processo pelo qual  os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades . A respiração celular ocorre nas  mitocôndrias , em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou  ciclo de Krebs ) e a fosforilação oxidativa. A seguir, detalharemos como ela ocorre, suas etapas e importância. O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias. Leia também:  Origem das mitocôndrias: as organelas responsáveis pela respiração O que é respiração celular ? Respiração celular   é o processo pelo qual os organismos obtêm energia  para realizar as mais diversas...

Aula sobre Doenças Causadas por bactérias.

Assistam a essa vídeo aula sobre doenças causadas por bactérias Se desejarem ter um material escrito sobre o tema acessem ao site  https://biosom.com.br/blog/saude/7-principais-doencas-causadas-por-bacterias/ Para fixar o conteúdo façam esses exercícios no caderno Dentre os grupos de doenças citados abaixo, marque a alternativa na qual todas elas sejam sexualmente transmissíveis e também causadas por bactérias. A) Cancro mole, difteria, gonorreia. B) Clamídia, candidíase, sífilis. C) Cancro mole, sífilis, gonorreia. D) Difteria, candidíase, gonorreia.   (UESPM-SP - adaptada) A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a: A) Contaminação do ar pela bactéria que causa a doença. B) Presença de caramujos que transmitem a doença. C) Contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença. D) Proliferação de insetos que transmitem a doença. (Fatec-SP) - As bactérias são organismos microscó...