Pular para o conteúdo principal

REINO PLANTAE - CARACTERÍSTICAS GERAIS

Reino Plantae
O Reino Plantae abriga os vegetais. Esse grupo ainda é estudado com base em quatro subgrupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima em Seres Vivos 0 Comentários

 Reino Plantae
Flor: estrutura típica das angiospermas.
O Reino Plantae abriga os vegetais: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes; e que apresentam alternância de gerações em seus ciclos de vida.

Ao longo da história evolutiva, os vegetais adquiriram adaptações que permitiram com que conquistassem o ambiente terrestre, em todas as regiões da biosfera. Graças a este fato, muitos animais e outros organismos passaram a colonizar tais ambientes, em razão da farta oferta de alimento e outras vantagens que os vegetais puderam proporcionar.


Em virtude dos avanços de estudos relacionados a aspectos de parentesco entre os organismos, o Reino Plantae tem sofrido modificações significativas, e diversas propostas têm sido feitas neste sentido. No entanto, até que as principais mudanças sejam formalmente adaptadas ao currículo escolar, no Ensino Fundamental e Médio, tradicionalmente, este grupo ainda é estudado baseado em quatro subgrupos:

- Briófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão ausentes. Ex.: musgos.

- Pteridófitas: possuem estruturas produtoras de gametas pouco aparentes e vasos condutores de seiva estão presentes. Ex.: samambaias.

- Gimnospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes, mas não frutos. Ex.: pinheiros.

- Angiospermas: possuem estruturas produtoras de gametas visíveis e desenvolvem sementes e frutos. Ex.: abacateiros.

Quer conhecer as particularidades do Reino Plantae? Visite os textos desta seção!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

FONTE:mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reino-plantae.htm



Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

ESTUDO DIRIGIDO IMH/VCQ 3º ANOS

  PARA ACESSAR AO ESTUDO DIRIGIDO BASTA CLICAR NO LINK EM DESTAQUE. DEIXAR EM BRANCO OU RESPONDER QUALQUER BOBAGEM NAS QUESTÕES SUBJETIVAS ANULA AS QUESTÕES OBJETIVAS. PARA AQUELES ESTUDANTES QUE NÃO CONSEGUIRAM EM SALA TEM SEUS DADOS DE IMC, %DE GORDURA IMC, GASTO CALÓRICO DIÁRIO E % DE GORDURA VIA VOLUME.TAMBÉM ESTOU DEIXANDO A TABELA PARA QUE BAIXEM E A USEM. BASTA INSERIR SUA ALTURA EM CM, PESO EM KG, CIRCUNFERÊNCIA DE PESCOÇO, CINTURA E QUADRIL, IDADE EM ANOS E TAXA METABÓLICA 1,2 PARA SEDENTÁRIO ATÉ 1,9 PARA SUPER-ATLETA. ED IMH/VCQ 01 3º ANOS TABELA PARA BAIXAR E PREENCHER ESTE FORMULÁRIO FICARÁ DISPONÍVEL PARA PREENCHIMENTO ATÉ O DIA 14/04/2025

COMPLETE AS LACUNAS SOBRE OS MACRONUTRIENTES - IMH-VCQ

MACRONUTRIENTES MACRONUTRIENTES MACRONUTRIENTES    Fill in all the gaps, then press "Check" to check your answers. Use the "Hint" button to get a free letter if an answer is giving you trouble. You can also click on the "[?]" button to get a clue. Note that you will lose points if you ask for hints or clues! Os [?] são nutrientes essenciais que fornecem energia e são necessários em [?] quantidades para o funcionamento adequado do corpo humano. Eles são divididos em três principais categorias: [?] , proteínas e [?] . Cada um desempenha funções específicas e vitais. Os são a principal fonte de energia do corpo. Eles se dividem entre simples, como [?] , e complexos, como [?] e fibras. Ao serem consumidos, os carboidratos são convertidos em [?] , que é utilizada pelas células, especialmente pelas do cérebro ...

COMPLETE A CRUZADINHA SOBRE A ORIGEM DA VIDA E O LUCA

CRUZADINHA SOBRE A ORIGEM DA VIDA    1     2                         3                                                           4                                 5                                     6                                                                       7             ...