Pular para o conteúdo principal

AULA 02 - DIVISÃO CELULAR

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. No final do resumo, faça exercícios do Enem sobre divisão celular.

Qual a diferença entre mitose e meiose?

Os dois processos são muito parecidos. As últimas fases da meiose são uma segunda divisão celular, e são iguais às da mitose.
A mitose gera células que compõem tecidos e órgãos, denominadas células somáticas, e ocorre em organismos de qualquer ploidia. Elas são iguais entre si e à célula de origem. O corpo está sempre se renovando e faz mitoses para substituir células desde o surgimento do zigoto, até a morte do ser vivo. O processo também acontece para a regeneração celular; por exemplo, quando você se machuca.
A meiose cria células sexuais (ou gametas) e se dá apenas em organismos diploides. As células filhas são diferentes da célula mãe, geneticamente diferentes entre si e iguais no número de cromossomos. Por isso, a meiose é um dos principais fatores para a variabilidade genética nos seres vivo. Meioses não acontecem durante a vida toda. As mulheres nascem com os óvulos já formados, e eles amadurecem a partir da adolescência. Os homens começam a gerar espermatozoides na puberdade, e o processo se repete até o fim da vida.
Importante: assista à videoaula e desenhe o passo a passo da divisão meiótica com cores diferentes e crossing-over para entender a variabilidade genética.
mitose e meiose - diferenças
Os gametas podem se fecundar e originar o zigoto, permitindo a reprodução da vida. Os organismos haploides se reproduzem através da mitose.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 02 - VÍRUS

Vírus Compartilhar Email Os  vírus  são organismos biológicos microscópicos,  acelulares  (não possuem células). São considerados  parasitas intracelulares  na medida em que necessitam das células para se multiplicarem (células hospedeiras) ou replicarem seu material genético, visto que não possuem um metabolismo próprio. A partir disso, muito se discute sobre a questão acerca da definição de vida e se os vírus fazem parte desse grupo, pois, enquanto para alguns estudiosos eles são apenas partículas infecciosas, para outros, uma vez que se reproduzem e sofrem mutações genéticas, estão inclusos na categoria dos seres vivos. Estrutura do Vírus São formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma cada proteica chamada de capsídeo. Quando há os dois tipos de material genético no vírus, ele é chamado de citomegalovírus. Tipos de Vírus Os vírus são classificados em 3 tipos, ...

segregação dependente (linkage)

PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO ASSISTAM AO VÍDEO SOBRE LINKAGE. Linkage Dizemos que um gene está em linkage ou ligação gênica quando ele está em um mesmo cromossomo e não se segrega de forma independente no momento da formação de um gameta. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Genética Nos cromossomos estão localizados os genes que determinam nossas características Sabemos que os cromossomos são formados por uma grande sequência de genes que é responsável por determinar as características de uma espécie. Quando ocorre a formação de gametas, os cromossomos são inteiramente transmitidos para essas células juntamente aos genes que os constituem. Segundo a Segunda Lei de Mendel , os genes, durante a formação dos gametas, segregam-se independentemente . Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que os genes em questão est...