Pular para o conteúdo principal

AULA 02 - DIVISÃO CELULAR

Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. No final do resumo, faça exercícios do Enem sobre divisão celular.

Qual a diferença entre mitose e meiose?

Os dois processos são muito parecidos. As últimas fases da meiose são uma segunda divisão celular, e são iguais às da mitose.
A mitose gera células que compõem tecidos e órgãos, denominadas células somáticas, e ocorre em organismos de qualquer ploidia. Elas são iguais entre si e à célula de origem. O corpo está sempre se renovando e faz mitoses para substituir células desde o surgimento do zigoto, até a morte do ser vivo. O processo também acontece para a regeneração celular; por exemplo, quando você se machuca.
A meiose cria células sexuais (ou gametas) e se dá apenas em organismos diploides. As células filhas são diferentes da célula mãe, geneticamente diferentes entre si e iguais no número de cromossomos. Por isso, a meiose é um dos principais fatores para a variabilidade genética nos seres vivo. Meioses não acontecem durante a vida toda. As mulheres nascem com os óvulos já formados, e eles amadurecem a partir da adolescência. Os homens começam a gerar espermatozoides na puberdade, e o processo se repete até o fim da vida.
Importante: assista à videoaula e desenhe o passo a passo da divisão meiótica com cores diferentes e crossing-over para entender a variabilidade genética.
mitose e meiose - diferenças
Os gametas podem se fecundar e originar o zigoto, permitindo a reprodução da vida. Os organismos haploides se reproduzem através da mitose.

Comentários

O QUE ESTÁ ROLANDO

AULA 11 - EVOLUÇÃO DOS INVERTEBRADOS

Evolução dos Invertebrados História da Evolução dos Invertebrados Para compreender a evolução dos animais desde o passado até os dias de hoje são necessários que existam alguns vestígios do passado, sendo estes por meio de evidências morfológicas (fósseis) ou evidências moleculares (biologia molecular). Os fósseis preservam vestígios que datam de antes da última era Glacial. As partes rígidas dos animais podem ser preservadas sofrendo poucas mudanças na aparência, entre os invertebrados, estas incluem as conchas dos moluscos e braquiópodes, os esqueletos e as espículas dos equinodermos, mandíbulas etc. O exoesqueleto dos artrópodes pode estar fossilizado por inteiro ou preservado como finos filmes de carbono em rochas. As partes moles fossilizadas normalmente foram transformadas em pedra pela substituição do material orgânico por minerais que se encontram dissolvidos em águas subterrâneas. Os fósseis podem ser chamados de fósseis vivos (animais que não exi...

AULA 03 - TRANSCRIÇÃO, TRADUÇÃO E SÍNTESE PROTEICA

Replicação, transcrição e tradução  são processos que ocorrem com os ácidos nucléicos e que são essenciais para o funcionamento das nossas células. Em tópicos anteriores, já vimos a estrutura geral dos  ácidos nucléicos , a  estrutura do DNA  e sua organização em  cromossomos  e os diferentes tipos de  RNA . Reveja todos esses tópicos para poder compreender melhor os tópicos em seguida. 1)  A  replicação  é a duplicação de uma molécula de DNA. Isso ocorre porque nossas células estão constantemente em divisão, e como todas as células somáticas possuem a mesma quantidade de DNA, precisamos sempre duplicar nosso DNA antes da célula se dividir. O primeiro passo é o rompimento das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos, permitindo a separação das duas fitas. Esse processo é auxiliado pela enzima  DNA helicase . E como a DNA helicase sabe onde ela vai começar a “abrir” o DNA? Nós possuímos em cada cr...

APOSTILA PARA EJA - 1º,2º E 3º ANOS

PARA VOCÊS TEREM UM ACESSO MAIS COMPLETO AOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NA EJA ESTOU ADOTANDO NESSE SEMESTRE UMA APOSTILA COM TODOS OS CONTEÚDOS JUNTOS E CADA SÉRIE SE ASSIM DESEJAR TIRA A CÓPIA DA SUA PARTE OU ABRE AS PÁGINAS COM O CELULAR. APOSTILA ÚNICA DE BIOLOGIA PROF-DENEIR