quarta-feira, 23 de novembro de 2022

FORMULÁRIO DE RECOMPOSIÇÃO 2 º ANOS B e C 2 SEM 22.

 ESTE FORMULÁRIO FICARÁ DISPONÍVEL PARA PREENCHIMENTO ATÉ SEXTA 25/11  AS 22H.

OS ESTUDANTES AVIDADOS EM SALA DEVEM RECOMPOR PELO MENOS 50% DE RENDIMENTO PARA TEREM SUA MÉDIA AJUSTADA PARA 5,0.

FORMULÁRIO COMPENSATÓRIO 2 ANOS

domingo, 13 de novembro de 2022

ESTUDO DIRIGIDO REINO ANIMAL CEM 10

 BOM DIA ESTUDANTES NO LINK A SEGUIR ESTÁ UM TESTE.

PARA QUE EU POSSA  RECONHECER QUEM É  QUEM SE NOMEIEM DA SEGUINTE

FORMA:

NOME TURMA TENTATIVA. POR EXEMPLO FULANO 2Z 01.

ACEITAREI ATÉ 02 TENTATIVAS COMPLETAS POR ESTUDANTE E NOMEAÇÕES ESTRANHAS SERÃO DESCONSIDERADAS, NO CASO DE HOMONIMOS USEM NOME E SOBRENOME.

O PRAZO DE FECHAMENTO CONTINUA TERÇA DIA 15/11 AS 22H,

NO CASO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES PASSAR DE 50 USEM O LINK QUE POSTAREI NA TERÇA PELA MANHÃ.

ATENCIOSAMENTE- PROF DENEIR

ED VIRTUAL

sábado, 8 de outubro de 2022

AULA 07 REINO PLANTAE - CLASSIFICAÇÃO GERAL

Reino Plantae ou Metaphyta

Os vegetais pertencem ao Reino Plantae ou Metaphyta. Os organismos desse Reino são eucariontes, pluricelulares e possuem uma característica que os distinguem dos animais: são autótrofos ou autotróficos, ou seja, produzem o seu próprio alimento através de um processo químico chamado fotossíntese, que transforma energia luminosa em energia química.
As plantas, juntamente com outros organismos fotossintetizantes (como algumas algas, por exemplo) produzem matéria orgânica que, direta ou indiretamente, alimentam a maioria dos seres vivos do planeta Terra.
Por esse motivo, são considerados organismos produtores na cadeia alimentar, ocupando assim o primeiro nível trófico (níveis de energia disponíveis na cadeia de alimentação dos seres vivos, quanto maior o nível, menor seu grau energético).
Provavelmente as plantas tem como ancestrais os indivíduos do Reino Protista, como as algas verdes, organismos aquáticos que também possuem clorofila (pigmento verde que absorve a luz solar) e são fotossintetizantes.
O processo de ocupação do ambiente terrestre se deu a, aproximadamente, 500 milhões de anos e permitiu maior acesso a luz do Sol, facilitação de trocas gasosas com o meio ambiente.


Diversidade vegetal.


Para que a permanência no ambiente terrestre fosse bem sucedida, foram necessárias algumas adaptações que permitiram aos vegetais viver longe do ambiente aquático. Entre essas adaptações está a presença de raízes profundas que captam a água presente no solo e, além disso, são importantes para a boa fixação da planta em ambiente terrestre.
Como a exposição solar em ambiente terrestre é muito maior, também foi importante obter estruturas que pudessem minimizar a perda excessiva de água através da transpiração e evaporação, essas estruturas são chamadas de estômatos. E mesmo com todas essas adaptações, vale lembrar que ainda hoje existem diversas espécies aquáticas.
Os organismos vegetais são muito diversificados e, como nos outros seres vivos precisam de critérios para serem classificados, entre eles:
  1. Se são indivíduos vasculares ou avasculares (quanto a presença ou não de vasos condutores de seivas orgânica e inorgânica).
  2. Se são criptógamas ou fanerógamas (quanto a ausência ou presença de estruturas reprodutoras).
Na classificação atual, o Reino Vegetal é dividido em quatro grupos.

Briófitas

As Briófitas são os organismos mais simples desse Reino. São organismos de pequeno porte, avasculares (que não possuem vasos condutores) e criptógamos (ausência de estruturas reprodutoras – flor, fruto e semente).
O ciclo de vida é marcado por alternância de gerações em que a fase gametofítica é a duradoura.
Para que o gameta masculino encontre o feminino é obrigatória a presença de água, ou seja, as briófitas são organismos terrestres mas que são totalmente dependentes da água para a fecundação.

Pteridófitas

As Pteridófitas são seres vasculares (possuem vasos condutores de seiva), o que permite a esses indivíduos ter um porte muito maior que o das Briófitas. A reprodução nesse grupo também depende de água e tem alternância de gerações, mas ao contrário das briófitas a geração duradoura é a esporofítica.


Pteridófitas vivendo em xaxim.

Gimnospermas

O grupo das Gimnospermas é o primeiro a possuir estruturas reprodutoras visíveis, daí o nome: gimno = nua e sperma = semente, semente nua. Esses indivíduos possuem semente, mas não possuem flores e nem frutos. São indivíduos vasculares e não há alternância de gerações. As coníferas são os maiores representantes desse grupo.


Gimnospermas do tipo Araucárias.

Angiospermas

O grupo das Angiospermas é o mais numeroso em espécies distintas. Esse grupo é vascular e possui todas as estruturas reprodutoras (flor, fruto e semente). Os indivíduos podem ser tanto de pequeno quanto de grande porte.


Angiosperma em momento floração.


Denisele Neuza Aline Flores Borges
Bióloga e Mestre em Botânica








sexta-feira, 23 de setembro de 2022

ED VIRTUAL 2ºI e J CEM 10 3º BIM

 BASTA CLICAR NO LINK QUE SERÁ ABERTO UM FORMULÁRIO PARA O PREENCHIMENTO DO ESTUDO DIRIGIDO.

O MESMO FICARÁ ABERTO PARA O PREENCHIMENTO ATÉ SEGUNDA DIA 26/09 A TARDE.

ED VIRTUAL

sábado, 6 de agosto de 2022

APOSTILA SOBRE A METOLOGIA APLICADA A TRABALHOS CIENTÍFICOS

Este material teve como fonte: https://www.academia.edu/27264852/Apostila_de_Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico

Nele os passos para a construção de trabalhos cinetíficos são discutidos .

LEMBRO QUE ESTE MATERIAL É UMA FONTE PARA CONSULTA NÃO PRECISÃO SE ASSUSTAR COM A COMPLEXIDADE DE ALGUNS PASSOS, IREMOS DISCUTÍ-LOS EM SALA.

ACESSE O LINK A SEGUIR E BAIXE A APOSTILA.

APOTILA SOBRE METODOLOGIA

MATERIIAL PARA O CURSO DE SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Olá estudantes basta  clicar no link em destaque para ter acesso  a livros em pdf feitos pelo IPOEMA - Instituto de permacultura.

Vamos usá-los em vários momentos durante nossas aulas.

LIvro sobre construções biosustentáveis

Livro sobre o uso consciente da água

Livro sobre a permocultura


MACRO E MICRONUTRIENTES - FONTES E CONSUMO

 

fONTE: https://www.danonenutricia.com.br/adultos/alimentacao/macro-micronutrientes-definicao-como-consumir

por Equipe Danone Nutricia

17 de setembro de 2021 5 minutes

MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES DEVEM FAZER PARTE DE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E DIVERSA

Todo aquele papo de prato colorido e alimentação balanceada faz sentido (sim!) e tem bases científicas pautadas no consumo de macro e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que você deve comer em grande quantidade. Já os micronutrientes são necessários em pequenas quantidades, mas também são essenciais para a saúde. Entenda as diferenças:


O QUE SÃO MACRONUTRIENTES

Proteínas, carboidratos e gorduras são os macronutrientes, "grandes" categorias de nutrientes que devem constituir a maior parte da dieta. Eles fornecem energia ao corpo e são necessários em grandes quantidades e de forma equilibrada para manter as funções diárias do corpo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


PROTEÍNAS

A proteína é um componente importante de todas as células do corpo. Cabelos e unhas, por exemplo, são feitos principalmente delas. O seu corpo também as utiliza para construir e reparar tecidos, produzir enzimas, hormônios e outras substâncias químicas. Ela ainda é um componente de ossos, músculos, cartilagens, pele e sangue.


As principais fontes de proteínas são carne de boi, frango, peixe, leite, ovos, queijos e leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, tofu, quinoa, nozes, espinafre, brócolis e aspargo.


CARBOIDRATOS

Os carboidratos são a principal fonte de energia proveniente da sua dieta. Quando ingeridos, eles são quebrados em pedaços menores e se tornam açúcares simples, como a glicose. Os diferentes tipos de carboidratos incluem amidos, açúcares e fibras. Para um suprimento constante de energia, consuma alimentos ricos em amido, como pão, batata, macarrão, arroz e cereais de forma balanceada.


GORDURAS

Embora seja verdade que algumas gorduras trazem riscos à saúde, elas também são importantes fontes de energia e ajudam o organismo a absorver certos nutrientes. Além disso, fornecem ácidos graxos essenciais que o corpo não pode produzir.


As gorduras insaturadas são as gorduras consideradas “boas”. Existem dois tipos: monoinsaturadas e poliinsaturadas. As monoinsaturadas são encontradas no azeite de oliva, abacate e nozes. Já as poliinsaturadas são encontradas nos óleos de girassol, soja, canola, milho, nas sementes de abóbora e em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar. O ômega 3 é um tipo particularmente benéfico de gordura poliinsaturada.


O QUE SÃO MICRONUTRIENTES

Vitaminas e minerais são os micronutrientes, dos quais o corpo precisa em menores quantidades. No entanto, isso não significa que eles sejam dispensáveis. Pelo contrário: são fundamentais para funções básicas do nosso organismo, como a metabolização dos alimentos e a produção de energia.


Veja, abaixo, uma lista de micronutrientes:


Vitamina A

 Vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12)

Vitamina C

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

Ácido fólico

Cálcio

Potássio

Sódio

Ferro

Zinco

A deficiência de micronutrientes pode provocar uma série de problemas no corpo. A falta de ferro, por exemplo, pode causar a anemia, que ocorre quando não há glóbulos vermelhos suficientes para suprir a necessidade de oxigênio do corpo, ou quando essas células não carregam uma proteína importante chamada hemoglobina.


Já a vitamina D, quando não adquirida pelo corpo em quantidades adequadas, pode minar a força dos ossos e músculos. Já a deficiência das vitaminas do complexo B, especialmente B2, B6, assim como de ácido fólico, impede o início do processo de produção de energia. Já a B1 converte carboidrato em energia e também deve ser consumida em quantidades adequadas.


COMO CONSUMIR MACRO E MICRONUTRIENTES

A melhor maneira de garantir que você está recebendo a quantidade certa de macros e micronutrientes é verificar seus hábitos alimentares. A composição de uma dieta diversificada e equilibrada deve incluir todos os grupos de alimentos que fornecem macronutrientes (frutas, legumes, grãos e fontes de proteínas, como carnes brancas e ovos), assim como as fontes de micronutrientes, especialmente frutas e vegetais.


Planejar as refeições é forma de garantir que você está comendo direitinho, desde o café da manhã até o jantar, sem esquecer dos lanches nutritivos! Toda refeição é uma oportunidade para diversificar a dieta e comer com saúde.


REFERÊNCIAS:

World Health Organization. Macronutrientes.

Washington State University. Nutrition Basics.

Harvard Health Publishing. Could a vitamin or mineral deficiency be behind your fatigue?

Harvard Health Publishing. The best foods for vitamins and minerals.




sexta-feira, 5 de agosto de 2022

AULA 01 - SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA

SISTEMÁTICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA




É impossível compreender completamente uma área do conhecimento ou mesmo uma teoria, sem saber precisamente qual é o problema subjacente que se está tentando resolver. O problema da sistemática, em particular, é a diversidade biológica. Ou seja, as diferenças entre a miríade de grupos de plantas, animais e organimos unicelulares. A evolução é o grande responsável pela diversidade e uniformidade da vida. Biodiversidade designa os tipos de seres vivos e as variações existentes entre eles. A sistemática é o ramo da biologia que irá estudar esta diversidade, sendo que  seus principais objetivos são:

(1) Descrever esta diversidade.

(2) Desenvolver critérios para organizar esta diversidade.

(3) Compreender os processos que são responsáveis pela geração desta diversidade.
(4) Apresentar um sistema geral de referência sobre esta diversidade.

O trabalho classificatório se desenvolve em duas etapas básicas: trabalho analítico e trabalho classificatório. A classificação de um organismo parte de um trabalho analítico, no qual é feita uma descrição minuciosa do organismo, quando são estabelecidos os caracteres que são particulares, que o individualizam dentre os demais tipos orgânicos similares; é a fase da identificação do tipo orgânico, do estabelecimento da espécie. A classificação completa-se no trabalho sintético, quando é feito um detalhamento dos caracteres comuns, das afinidades – maiores ou menores – entre as várias espécies inventariadas. Isso leva à constituição de agrupamentos cada vez maiores, mais generalizados em seus limites anatômicos, os quais são denominados categorias taxonômicas, ordenadas hierarquicamente; é a fase da classificação propriamente dita.


Categorias taxonímicas (taxon):


. Domínio
· Reino 
· Filo 
· Classe 
· Ordem 
· Família 
· Género 
· Espécie - abrangente


Categorias intermédias: usam-se prefixos como super, sub e infra.



OS DOMÍNIOS BIOLÓGICOS:


A descoberta de que organismos  com um núcleo celular constituem um grupo natural dividiu o mundo vivo em duas categorias distintas, os procariotos( aqueles organismos que carecem de organelas e núcleo envoltos por membranas e sem cromossomos lineares) e os eucariotos( aqueles organismos que realmente possuem  organelas e núcleo envolto por membranas e cromossomos lineares). Investigações de Carl Woese e outros que se iniciaram nos anos 1970, conduziram a divisão dos procariotos em dois grupos distintos, denominados Eubacteria e Archae, ambos muito distintos dos eucariotos ( condensados no dominio Eucarya). Eubacteria compreende nosso conhecimento dos organismos conhecidos como bactérias. Os Archea se asssemelham fortemente ao Eubacteria, mais têm características genéticas e metabólicas que os diferenciam em muito, que os fazem únicos: a composição de seus ribossomos , suas paredes celulares e os tipos lipídicos que compõem suas membranas. Uma tendência do meio científico atual, portanto, classifica os organismos vivos em geral, excetuando vírus, príons e demais complexos proteícos independentes, em três grandes grupos, ou domínios: Archea( as arqueobactérias, unicelulares extremófilos em geral), Eubacteria(bactérias, micoplastos, cianobactérias) e o domínio Eucarya( compreendendo os reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia), embora discussões se aquele grupo natural(reino) pertence ou não a um domínio, determinando mais estudos a nível molecular para sanar estas dúvidas.


O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS CINCO REINOS:

Hoje, utilizamos o sistema de classificação de Whittaker, elaborado em 1969, no qual os seres vivos foram divididos em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta ou Plantae ou Vegetal e Metazoa ou Animalia ou Animal. 

Regras de NOMENCLATURA:
As modernas bases do código de escrita dos nomes científicos foram propostas, no ano de 1758, por Karl Von Linné, quando da publicação de sua obra máxima Sistema Naturae. 
1. Nomes zoológicos de todas as categorias taxonômicas são escritos, obrigatoriamente, a partir de raízes gregas ou latinas e, na falta ou na impossibilidade de usá-las, como palavras corretamente latinizadas. Isso costuma ocorrer com os nomes geográficos e com os nomes patronímios. 

Primates (ordem) ... Latim primus → primeiro 
Anthropoidea (subordem) ... Grego anthropus → homem 

2. Nomes geográficos, que são nomes próprios e não aceitam tradução, referem-se a uma região ou a um acidente geográfico, e devem ser latinizados. A latinização deve obedecer corretamente às declinações e, neste caso, ao gênero neutro em que as palavras terminam em us ou is

Australopithecus africanus →macacos do sul da África 
Australopithecus afarensis → do Afar, Etiópia 

3. Nomes patronímios são aqueles usados para homenagear pessoas. Tratando-se de nomes próprios não podem ser traduzidos, e devem ser latinizados de acordo com o gênero: nomes masculinos terminam em i e nomes femininos terminam em ae. 

Paranthropus boisei →du Bois 
Latimeria chulmanae → Chulmann 

4. A nomenclatura atenta, em primeiro lugar, para a formação do nome da espécie. O nome da espécie é sempre binominal: o primeiro identifica o nome do gênero (genérico), enquanto o segundo identifica o nome específico (não confundir com o nome da espécie). O nome genérico é escrito com inicial maiúscula, enquanto o nome específico, com inicial minúscula. 

Nome da espécie → nome genérico + nome específico 
Homo habilis, Homo erectus, Paranthropus boisei:

FONTE: biologiacelular.comunidades.net/sistematica-e-classificacao-biologica



quinta-feira, 7 de julho de 2022

Recuperação Processual PI-02 - CEM 10 turmas 2ºJ e 3ºD.

 Os seguintes estudantes estão convidados a fazerem a recuperação processual de PDII -

2º J -

229046 - JOAO VITOR PEREIRA DA COSTA
193486 - KAUA SOARES DE ANDRADE
383065 - LETICIA FRANCISCA SOUSA ALVES DO REINO
78038 - MARIA LUIZA CARDOSO RODRIGUES
77355 - MATHEUS MATIAS DA SILVA
77605 - BRENNO MENESES BORGES
234726 - DANIEL VITOR GONÇALVES DE OLIVEIRA
569206 - ITALO EDUARDO BARROS DE MORAIS
1079371 - MARIA EDUARDA ALVES BARBOZA - MOVIMENTADO
353216 - MATHEUS KALEBE DOS SANTOS DA SILVA

3ºD- 
256570 - ALEXANDRE VIEIRA DA SILVA
254487 - CAROLINE CORREIA DA SILVA
502939 - DIEGO DINIZ FERRAIS - MOVIMENTADO
294931 - ITALO JOSE FERREIRA DOS SANTOS - MOVIMENTADO
394701 - JENNIFER CARDOSO OLIVEIRA
348324 - KETHELEN NAIARA PEREIRA DE SOUSA
343497 - MARIA EDUARDA DA SILVA BATISTA
237029 - PAULO HENRIQUE DE SOUZA SILVA
208763 - PEDRO PAULO BRAZ DE ALMEIDA
354128 - SAMARA ENOQUE DA SILVEIRA
383107 - THIAGO VIEIRA SILVA
479956 - YASMIN GOMES DE OLIVEIRA - MOVIMENTADO

Para ter sua média semestral ajustada para 5,0 os estudantes destacados devem enviar até o dia 17/07 o trabalho a seguir no email deneirbio@gmail.com.
Dois ou mais trabalhos idênticos somente o primeiro a ser recebido será considerado
Escolha somente um tema.

Temas:

  1. Teoria dos Jogos.
  2. As etapas a metodologia científica
  3. Uso de metodologias ativas em sala de aula

A seguir estou postando um vídeo com as instruções para a construção do trabalho


Pode ser feito de forma digitada ou escrita desde de que siga corretamente as etapas.

E não esqueça as referências.

Prova de recuperação processual semestral de Biologia 2º anos D e E CEM10

 Para aqueles estudantes que não alcançaram 5,0 pontos na média semestral estou disponibilizando uma recuperação processual. Ela ficará disponível para preenchimento até o dia 17/07.

Como terá somente uma tentativa de envio sugiro que estude antes os conteúdos trabalhados durante o semestre em especial refaça as provas e estudos dirigidos que apliquei.

PROVA DE RECUPERAÇÃO 2ºD e E

segunda-feira, 27 de junho de 2022

RECUPERAÇÃO PROCESSUAL "VOCÊ É O QUE COME E QUEIMA"

 No link a seguir você vai encontrar até o dia 04/07 a recuperação processual do VCQ. 

Para ser considerado recuperado você deve alacançar mais de 50% de acerto nas questões.

Para que eu possa identificar você deve se nomear dessa maneira 

Nome + turma de PI - por exemplo FulanoP55.

Vou considerar a tentativa de maior pontuação até o fim do prazo.

Atte Prof Deneir


Clique aqui para a recuperação VCQ

quarta-feira, 15 de junho de 2022

RESULTADO PARCIAL 2ºDE CEM 10

 Olá estudantes dos 2º D e E do CEM 10 1º sem de 2022.

Abaixo estou postando as notas do 2ºbim faltando a Multi ( até 2,0 pontos) e média semestral.

Aqueles destacados em vermelho já alcançaram média semestral superior a 4,75 o que pelo sistema da SEDF já os coloca como aprovados.

Depois da prova Multi disciplinar postarei a lista final com os estudantes que precisarão de uma Recuperação, mas não precisa ser um gênio para presumir que aqueles que estão com médias semestrais inferiores a 4,0 mesmo gabaritanto a multi ainda ficam de recuperação.


Atte Prof Deneir 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

ESTUDO DIRIGIDO BIO 2ºBIM CEM10 2022

 Olá estudantes clique no link abaixo e acesse o formulário com o ED.

Ele ficará disponível para preenchimento até segunda dia 13/06 às 18h.

ED BIOLOGIA 2DE CEM10

ATTE PROF DENEIR

ATENÇÃO

SEJAM BEM VINDOS ESTUDANTES DO CED 11

ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE FACILITAR O ACESSO DE VOCÊS AS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS MIDIÁTICA QUE EM SALA APROVEITEM BEM. PARA RECE...