quinta-feira, 17 de maio de 2018

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS - 1º ANOS EJA

As Organelas Citoplasmáticas são estruturas que ficam no citoplasma das células animais e vegetais, e que desempenham importantes funções, como veremos abaixo:

1 – Lisossomos – São pequenas vesículas com enzimas digestivas que atuam para digerir substâncias que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose. Também são responsáveis por digerir estruturas celulares desgastadas.

2 - Complexo de Golgi – É um conjunto de membranas em forma de sacos. É responsável por armazenar as substâncias produzidas no interior da célula.

3 - Retículo endoplasmático – É um sistema de membranas em formato de tubos e sacos, que atuam na síntese de esteróides e na desabilitação de hormônios e substâncias nocivas à saúde.

4 – Ribossomos – São estruturas encontradas de forma livre no hialoplasma ou no retículo endoplasmático. Eles atuam em sínteses proteicas no interior da célula.

5 – Mitocôndrias – São estruturas membranosas, responsáveis pela respiração celular.

6 – Cloroplastos – São estruturas membranosas, responsáveis pela fotossíntese. Estão presentes apenas nas células de plantas e algas. Não se encontram em células animais.

7 – Centríolos – São cilindros tubulares relacionados com a divisão celular.

8 – Peroxissomos - São bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas, semelhantes aos lisossomos. São responsáveis por eliminar gorduras e aminoácidos e atuam no processo de desintoxicação das células.
FONTE: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/organelas-citoplasmaticas.html


AULA 03 - FISIOLOGIA DE SISTEMAS - SISTEMA CIRCULATÓRIO

Sistema Circulatório



É responsável pela distribuição de substâncias no interior do organismo. Através dele, os nutrientes e o oxigênio são transportados até as células e os resíduos metabólicos celulares (CO2, amônia, ácido úrico, uréia) são retidos.

Circulação humana

Ocorre por meio de um sistema circulatório constituído por um conjunto de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), cuja finalidade é possibilitar a distribuição do sangue por meio de uma bomba muscular, chamada coração. Por sua vez, o coração impulsiona o sangue através dos vasos, formando o que chamamos de circulação sanguínea.

Componentes do sistema circulatório

Sangue: é um líquido vermelho, mais denso e viscoso que a água e que atua principalmente como meio de transporte. Em um homem de 70 kg, seu volume aproximado é de 5,5 litros.

Funções do sangue:

Transporte de nutrientes, gases respiratórios, hormônios e excreções.
Depósito de água, abastecendo ou removendo das células, de acordo com as necessidades.
Defesa do corpo contra os microorganismos patogênicos.
Manutenção da temperatura constante do organismo, pois somos homeotermos.

Composição do sangue

É composto por plasma (água, sais minerais, proteínas, gases, excreções, hormônios), glóbulos vermelhos (ou hemácias), glóbulos brancos (ou leucócitos) e plaquetas.

Vasos sanguíneos

Representam uma rede de tubos, distribuídos por todo o organismo, por onde o sangue é transportado. 

Existem três tipos de vasos sanguíneos:

Artérias: são vasos que levam sangue do coração para os órgãos e tecidos corporais. Elas apresentam parede relativamente espessas, elásticas e pulsantes. É constituída por três camadas de tecido, denominadas túnicas. Nos órgãos e tecidos, os finíssimos ramos terminais das artérias, denominados arteríolas, prolongam-se formando vasos ainda mais finos, os capilares sanguíneos.

Capilares: são vasos finíssimos, de diâmetro microscópico, que estabelecem comunicação entre uma arteríola e uma vênula, como são chamadas as veias mais finas. Há trocas entre o sangue e os tecidos. Possuem uma única camada celular chamada endotélio.

Veias: são vasos que levam o sangue de órgãos e tecidos para o coração. Suas paredes são também constituídas por três camadas, correspondentes às das artérias. As veias podem se contrair e relaxar com lentidão, mas não apresentam movimentos de pulsação como as artérias. Ao longo da veia, existem válvulas que impedem o refluxo do sangue. Nos membros inferiores, a contração da musculatura esquelética determina o retorno do sangue ao coração.

Coração

É um órgão muscular localizado no mediastino, espaço interior do tórax situado entre os pulmões. A função desse órgão é o bombeamento de sangue através dos vasos sanguíneos.

Fonte: ADOLFO & CROZETA & LAGO. Biologia : Coleção Vitória Régia, Volume Único. São Paulo: IBEP, 2005.
Fonte: AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. São Paulo: Editora Moderna, 2010.


O sistema circulatório tem um papel relevante no organismo humano, pois é ele o responsável pelo transporte de hormônios, oxigênio e nutrientes. Este sistema tem como principais estruturas o coração, as veias, as artérias e os vasos sanguíneos.
Algumas doenças atingem o sistema circulatório e comprometem a saúde geral das pessoas. Por ser um sistema complexo, as doenças do sistema circulatório são muito perigosas e, em alguns casos, podem levar à morte. A maior parte destes problemas de saúde está relacionada ao coração.

Conheça as principais doenças que atingem o sistema circulatório:

Hipertensão Arterial – É uma doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial e pelo estreitamento das artérias. Pode prejudicar o funcionamento do ventrículo esquerdo e levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos.
Aneurisma – Esta doença atinge artérias, coração, cérebro e veias. É a dilatação de uma estrutura do sistema circulatório.
Acidente Vascular Cerebral (AVC) – A doença se manifesta pelo entupimento de artérias ou pela ruptura de aneurismas.
Saiba como evitar AVC
Varizes – A doença atinge as veias, provocando dilatação. É comum nas pernas.
Arritmia – Batimento do coração em ritmo anormal.
Insuficiência Venosa Crônica – Doença que afeta as veias, com coágulos sanguíneos que provocam inchaço e inflamação.
Angina – É a obstrução dos vasos sanguíneos do coração. Caracterizada por dor súbita no peito.
Doença Vascular Periférica – Doença que prejudica o funcionamento das veias e das artérias.
Síndrome de Coronariana Aguda – Esta patologia está relacionada à angina instável.
Endocardite – Inflamação da camada interna do coração.
Taquicardia – Doença caracterizada por batimentos cardíacos acelerados.

Dicas de Prevenção


Muitas dessas doenças aparecem como resultado de uma vida sedentária e dominada por uma alimentação rica em gorduras, açúcares e sal. A prevenção das doenças do sistema circulatório depende de hábitos saudáveis e controle do colesterol.

FONTE:https://www.grupoescolar.com/pesquisa/doencas-que-afetam-o-sistema-circulatorio.html

ATENÇÃO

SEJAM BEM VINDOS ESTUDANTES DO CED 11

ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE FACILITAR O ACESSO DE VOCÊS AS CONTEÚDOS DE UMA FORMA MAIS MIDIÁTICA QUE EM SALA APROVEITEM BEM. PARA RECE...